Como pode poupar no envio da Fatura Eletrónica e no Débito Direto

Já deve ter notado que algumas empresas aceitam pagar os seus serviços em Débito Direto. A Dica do Doutor mostra-lhe como pode ter alguma poupança com este e outros serviços disponíveis para consumidores.

Provavelmente já deve ter notado que algumas empresas de bens de consumo – como eletricidade, gás, operadoras de telecomunicações - estão a migrar os seus procedimentos para o meio digital e isso pode ter vantagens para todos nós, consumidores.

No passado, todos nós nos habituámos a receber por carta as contas habituais do mês e tínhamos um prazo para ir ao multibanco ou a outras entidades pagar essas contas. Mas atualmente há processos que nos poupam tempo e que podem trazer alguma poupança se os aproveitarmos.

Os vários Bancos já permitem que se paguem as respetivas faturas através da Internet ou até por débito direto.

Ao utilizar o sistema de débitos diretos por débito automático nas nossas contas, evita as deslocações ao Multibanco. O pagamento automático protege-nos também de eventuais esquecimentos e é mais confortável para todos, especialmente no período de férias.

Algumas empresas começam a ter a opção de receber a fatura de serviços de forma eletrónica, acessível pelo computador ou até mobile app, para reduzir custos de papel e de envio.

Nota-se assim uma mudança para o digital nas empresas prestadoras de serviços, mas que também trazem vantagens para o consumidor.

A Dica do Doutor

Muitas empresas promovem bonificações aos consumidores, como redução na tarifa mensal ou um crédito de um valor por utilizarem o débito direto e a fatura eletrónica. Sempre que possível aproveite este beneficios.

Para os consumidores, poupam tempo no pagamento, podem mais facilmente controlar e gerir o orçamento mensal, evita arquivos extensos de papel e com maior comodidade podem sempre aceder ou controlar prazos e pagamentos através de uma simples consulta na internet.

Ao utilizar a fatura eletrónica e o débito direto nos vários serviços, poderá poupar dezenas de euros e algum tempo, que iria ter de gastar no pagamento desses mesmos serviços, sem perder o controlo do seu orçamento.

Verifique e registe as datas dos débitos diretos mensais para assegurar que terá dinheiro disponível para os pagamentos.

Consulte as opções de débito direto nos vários serviços que utiliza e comece a automatizar os seus pagamentos e até a obter uma poupança extra.

Aproveite a era digital e comece a poupar!