Como fazer uma análise PEST?

A análise PEST (Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica) é um exercício que lhe permite perceber qual o impacto que o ambiente externo pode ter no seu negócio, produto ou serviço. Esta análise ajuda a identificar oportunidades e ameaças externas relacionadas com a sua empresa. Faça a análise PEST à sua empresa ou produto através destas perguntas:

Análise Política

A análise política foca-se nos aspetos relacionados com a regulamentação da indústria em que se insere o seu negócio e na que frequência com que ela pode ou não mudar, tendo em conta as orientações do governo.

Análise Económica

Através da análise económica, pode identificar a presença ou não de concorrência, os impostos ou incentivos que possam estar associados ao negócio e outras variáveis que tenham impacto nos custos da operação.

Análise Sociocultural

A análise sociocultural permite identificar possíveis entraves ou agentes de influência do consumidor tendo em conta o estilo de vida, os papéis sociais dos diferentes géneros, os níveis de literacia ou a distribuição demográfica.

Análise Tecnológica

A análise tecnológica permite perceber qual o impacto da tecnologia na produção, distribuição e comunicação do seu produto ou serviço.Aliada à análise PEST está a análise SWOT que também olha para os fatores internos (da sua empresa) que podem ter impacto no sucesso do seu negócio.