Passos para aquisição de janelas eficientes e candidatura ao Fundo Ambiental

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis concede apoios à eficiência energética, com um limite de comparticipação até 85% do valor das intervenções em edifícios construídos e licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006.

O prazo de candidaturas foi, entretanto, alargado até 31 de março de 2022, pelo que, se está a pensar em substituir, por exemplo, janelas antigas por umas eficientes pode contar com apoio máximo de 1.500 euros.

Decidir fazer estas alterações, que vão trazer maior conforto e poupança com a fatura de energia, implica investimento inicial. Para garantir que recebe o apoio, através do Fundo Ambiental, é necessário assegurar algumas questões. E para que não corra riscos, deixamos os passos que deve seguir para que não tenha surpresas.

Leia ainda: Como fazer a candidatura ao Fundo Ambiental

Quer melhorar o conforto da sua casa, instalando novas janelas eficientes?

Passo 1 - Prepare a sua consulta ao mercado para ser mais eficaz

Para fazer o pedido de orçamento deve enviar vários elementos, de forma a garantir que recebe os orçamentos mais realistas possíveis. Sem estes elementos corre o risco de receber orçamentos que depois não correspondem às suas necessidades efetivas.

Alguns aspetos que devem constar no pedido são: Dimensões de cada janela (largura x altura) e respetivas quantidades; tipo de abertura (janela de correr, de abrir ou batente, oscilo-batente, etc.); e, se souber a respetiva orientação (sul, norte…).

Passo 2 - Consulte, pelo menos, três empresas CLASSE+

Consulte, pelo menos, três empresas que tenham alvará para o desempenho da atividade e estejam inscritas no sistema de etiquetagem energética CLASSE+.

Para confirmar se a empresa tem Alvará solicite o respetivo número de inscrição da empresa no IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção.

Para escolher as empresas a consultar, veja a lista de empresas aderentes à etiquetagem CLASSE+.

Se alguma das empresas que queira consultar ainda não for aderente ao CLASSE+, solicite a respetiva adesão.

Passo 3 - Compare as propostas e faça uma escolha informada

Defina quanto está disposto a pagar pela obra e, dentro das propostas que estão dentro desse valor, escolha a que lhe dará mais benefícios em termos de qualidade, conforto e poupança de energia, garantias da qualidade do produto e do serviço.

Não se esqueça que uma obra de instalação de novas janelas eficientes é uma subempreitada pelo que é necessário que a empresa tenha um bom serviço de instalação e de após-venda.

Leia ainda: Cuidados a ter para me candidatar ao apoio do Estado para mudar as janelas velhas

Já escolheu a empresa que vai instalar as suas janelas eficientes?

Depois de selecionada a empresa, proceda à adjudicação da obra mediante a realização de um contrato de sub-empreitada de fornecimento e instalação de janelas eficientes.

Cuidado para não escolher uma empresa denominada ‘pirata-das-janelas’. Saiba como identificá-las através dos documentos disponibilizados pela ANFAJE.

Depois de selecionada a empresa, como primeiro passo deve tirar fotos das janelas antes de qualquer intervenção. As fotografias serão um elemento fundamental da sua candidatura ao Fundo Ambiental e, por isso, deverão cumprir alguns requisitos:

Sem estes elementos não poderá fazer a sua candidatura.

Leia ainda: Outro inverno a passar mais frio em casa do que na rua?

Candidatura ao Fundo Ambiental

Depois de recolhida toda a informação e documentada todas as alterações realizadas, é altura de submeter a candidatura ao Fundo Ambiental.

É preciso registar-se e seguir alguns passos para conseguir ter acesso à comparticipação correspondente.

Consulte o guia: Como fazer a candidatura ao Fundo Ambiental e recupere parte do investimento que realizou para melhorar as condições de eficiência energética da sua casa.

Leia ainda: Vai comprar casa? O Certificado Energético ajuda a escolher