Que apoios existem para ter carregadores no prédio e comprar elétricos?

No âmbito do apoio do programa de incentivo à compra de veículos amigos do ambiente para 2022, o Governo anunciou mais uma medida, desta feita, destinada a apoiar a compra e instalação de carregadores para carros elétricos nos condomínios.

Apoio à instalação de carregadores elétricos nos condomínios

Assim, este apoio será dado através do Fundo Ambiental, sendo que os valores podem chegar a:

Feitas as contas, com esta medida pode receber um total de 1800 euros por cada lugar de estacionamento. Nesse sentido, através desta medida, são disponibilizados cerca de 500 mil euros. O Executivo estima que se traduza num total de 277 apoios.

Importa ainda acrescentar que os equipamentos terão ligação à rede Mobi.E por dois anos, sendo que estes carregadores permitem separar os consumos de eletricidade para efeitos de carregamento da contagem relativa às partes comuns do edifício.

Leia ainda: Carregar o carro elétrico em casa? Sim, é possível em algumas situações

Compra de viaturas elétricas de mobilidade suave

Além do apoio à instalação de carregadores elétricos nos condomínios, o Fundo Ambiental tem ainda previsto um apoio à compra de viaturas elétricas de mobilidade suave, ou seja:

Neste sentido, são disponibilizados 525 mil euros para apoiar a compra de mais de 1.000 equipamentos. Ou seja, cada utilizador tem direito a uma comparticipação até metade do valor de compra, num teto máximo de 500 euros.

Leia ainda: Como fazer a candidatura ao Fundo Ambiental?

Apoio para carros e bicicletas

O Governo decidiu igualmente aumentar o apoio já existente para a compra de veículos de passageiros elétricos por pessoas singulares, de três para quatro mil euros.

Além disso, continua o limite de um incentivo por pessoa, sendo que as empresas não são elegíveis, tal como já acontecia em 2021.

Para os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, o valor do apoio mantém-se nos seis mil euros por viatura.

Nas bicicletas de carga, com ou sem assistência elétrica, o apoio é agora maior, isto é:

Para as bicicletas elétricas de cidade o apoio é de 500 euros, um aumento de 150 euros em relação a 2021. Particularmente nesta categoria, saiba que estão disponíveis apoios para, pelo menos, 4.550 candidatos. 

Já no que diz respeito a bicicletas tradicionais mantém-se o apoio de 100 euros, mas agora mais abrangente, podendo estender-se a cerca de 1.500 unidades.

Resumindo, no seu conjunto, estas medidas são de incentivo à mobilidade tendo em vista a proteção do meio ambiente. Se está a poderar mudar para estes meios de transporte, faça contas para que possa perceber se estes apoios (desde a compra de veículos à instalação de carregadores no seu prédio) podem fazer a diferença no seu orçamento familiar.

Leia ainda: Carros elétricos: vantagens e desvantagens a ponderar antes da aquisição