Banif: Os meus depósitos a prazo estão seguros?

Antes de mais, tenha calma!

Se manteve o dinheiro no Banif ao longo dos últimos anos certamente que já passou por momentos de maior incerteza. Não retirou o dinheiro do banco para outra instituição por algum motivo que deverá agora recordar. Ao olharmos para o setor financeiro em Portugal (infelizmente) vimos que uma parcela importante do setor foi alvo de alguma medida de intervenção: nacionalização, entrada de capital/empréstimos do Estado ou outras soluções mais criativas. Em nenhuma destas situações os depositantes (ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos) perderam o seu capital e os seus juros.

Analise a composição do seu património

office-620822_1920

Uma segunda ideia de relevo passa por conhecer o património que tem no banco e a sua composição, nomeadamente perceber se as suas poupanças estão em depósitos a prazo, em fundos de investimento ou em produtos do Banif (ações ou títulos de dívida). Conhecer as características destes produtos irá ajudá-lo a perceber os riscos que corre, nomeadamente:

Nunca se esqueça de ser compensado pelo risco

Uma última ideia de relevo passa por perceber que quando estamos a falar de finanças ou quando estamos a falar de dinheiro, temos de ser compensados pelo risco que corremos. Se o banco cobra juros maiores aos clientes mais arriscados, o mesmo deverá acontecer na situação inversa. Ou seja, se perceciona maior risco nas aplicações que tem no Banif, talvez tenha de tomar uma decisão de prudência e procurar outras paragens para o seu dinheiro. Pensando de outro modo, saiba o que ganha em manter o dinheiro no Banco num ambiente de incerteza como o atual.

Nota: Não nos pronunciamos sobre a veracidade ou sobre os riscos reais de uma situação como a que o banco está a vivenciar. Sabemos também que as más notícias e os rumores acabam por se reforçar e podem vir a gerar um problema sério. Finalmente, sabemos que ainda existem regras que protegem os pequenos depositantes. Dito isto, a decisão é sua 🙂