Black Friday a chegar: Como é que os portugueses estão a comprar?

A época de compras começou no dia de 20 de outubro, com o Dia de Compras na Net e estende-se até aos saldos no final do ano. Entre as datas de maior consumo estão o Natal e, mais recentemente, a Black Friday. Ainda assim, os portugueses parecem estar conscientes da importância de fazer boas escolhas.

Conheça as principais conclusões do Google Consumer Survey Portugal.

Mais tempo a comparar preços

De acordo com o estudo feito pela Google Portugal, 77% dos portugueses vai passar mais tempo a pesquisar produtos e a comparar preços de forma a garantir o melhor negócio possível.

Numa entrevista ao Jornal Económico, a senior industry manager da Google Portugal, Joana Bastos dos Santos, referiu que este dado mostra uma mudança de comportamento por parte das pessoas: "É um insight que nós nunca tínhamos tido em anos anteriores: um consumidor mais preocupado e um processo de decisão de compra mais demorado”.

De facto, comparar preços é um dos bons hábitos para poupar. E, hoje em dia, já existem várias ferramentas que ajudam nesta tarefa, tais como os comparadores de preços do KuantoKusta e da DECO.

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Maior disponibilidade para experimentar novas marcas

Na busca por encontrar produtos mais baratos, 49% dos portugueses dizem que estão dispostos a experimentar marcas novas e 54% afirmam que já o estão a fazer. No entanto, esta preocupação em reduzir os gastos vai além da troca de marcas.

De acordo com Joana Bastos Santos, "47% (dos inquiridos) já começam a reduzir os gastos supérfluos, 34% estão cautelosos e 19% dizem que estão com dificuldades em pagar as contas no fim do mês e ansiosos em relação ao futuro".

Saldos é a altura preferida. Black Friday em terceiro

O Google Consumer Survey foi ainda tentar perceber quando é que os portugueses preferem comprar novos produtos. Aqui, a época de saldos revelou-se a preferida dos consumidores (54,4%), seguida do Natal (39,6%) e da Black Friday (32,7%).

A uma distância maior surgem o Prime Day (6%), a Cyber Monday (5,99%) e o Singles' Day (4,26%).

Black Friday: A importância de evitar as compras por impulso

Em 2023, a Black Friday está marcada para o dia 24 de novembro. É a altura dos anúncios chamativos, que prometem preços únicos, descontos exclusivos e oportunidades imperdíveis No entanto, é importante evitar que a tentação se sobreponha à razão.

Assim, existem pequenos truques que pode adotar para tentar controlar o impulso. Fazer uma lista de compras previamente é um bom princípio. Não há dúvidas de que há produtos que, de facto, vale a pena comprar nestas épocas. Por isso, comece a preparar a data com antecedência, ainda antes do apelo dos preços super baixos, e tente perceber aquilo de que realmente precisa.

E por falar em preparação, analise os preços dos produtos nas semanas anteriores à Black Friday. Só assim tem a certeza de que está a fazer um bom negócio quando o momento chegar.

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