Como escolher a sua conta à ordem?

Devem ser poucas as pessoas que ainda não têm uma conta à ordem. É comum termos uma ou várias contas para as nossas várias necessidades. Mas como escolher a melhor conta para si?

1º passo: perceber as suas necessidades

As contas bancárias não são todas iguais. Os bancos não são todos iguais. Há bancos que apostam mais nas transações do dia a dia. Há outros bancos que focam a sua atividade em produtos de poupança ou de investimento. Assim, para escolher a sua conta bancária deverá perceber quais as suas reais necessidades. Poderá considerar:

Perceber para que precisa de uma conta bancária é o passo essencial para que possa iniciar a sua pesquisa. Se não sabemos o que procurar é normal que não encontremos o que precisamos realmente. Certo?

2º passo: pesquisar o mercado

Depois de saber o que precisa de procurar deverá começar a sua pesquisa. Toda a informação de que necessita está disponível na internet, seja nos sites dos bancos seja em portais de literacia financeira ou em comparadores de contas bancárias. Para facilitar o seu esforço, sugerimos que tenha em atenção diferentes tipos de bancos:

3º passo: vencer a inércia

Mudar de banco costuma ter associado um conjunto de burocracias e muita papelada. Tenha em atenção que este controlo é uma imposição do Banco de Portugal e que visa combater o branqueamento de capitais e o combate ao terrorismo. É certo que os processos de abertura estão cada vez mais ágeis, estando já disponível a abertura de contas à distância (por vídeo conferência por exemplo).

Para mudar de banco e começar a poupar dinheiro em comissões e a rentabilizar as suas poupanças é preciso passar por estas burocracias. Pense sempre que se ocupar 20 minutos no processo e que se com isso poupar €5 por mês, está a ter uma boa remuneração do seu tempo. Dá trabalho mas o esforço é compensado todos os meses.

Depois de escolher o melhor banco para as suas necessidades e depois de perceber que a oferta atual pode privilegiar a poupança de comissões estará melhor preparado para poupar dinheiro todos os meses. Basta alguma reflexão e pesquisa para poder mudar de banco para um banco que o valoriza.