Precisa de criar um site para o seu negócio? Siga estes seis passos

Seguir seis passos para criar um site é tudo o que precisa de fazer para assegurar a presença da sua empresa no universo digital. Atualmente, ter um site é fundamental para qualquer marca que pretenda crescer e alcançar maior visibilidade. Benefícios que se estendem também a marcas pessoais, freelancers e empreendedores que trabalham por conta própria.

Por outro lado, ainda que as redes sociais possam ser excelentes para gerar interação e divulgar produtos e serviços, aquilo que publica nunca é verdadeiramente seu. E, se tiver um problema inesperado, como uma conta bloqueada por má utilização de hashtags ou censura da própria rede social, pode sofrer um grande prejuízo.

Para acautelar que não fica à mercê dessa propriedade alheia, os especialistas sugerem que garanta a total propriedade da sua presença online e dos seus conteúdos, construindo a sua própria página no meio digital.

Assim sendo, saiba que para construir um site não precisa de ser programador. Hoje em dia, existem várias soluções que permitem a qualquer pessoa, com algumas competências ao nível de tecnologia, criar um site com a informação essencial para marcar a sua presença online. Assegurando até que é intuitivo e de fácil navegação.

Logo, deve ter em conta alguns aspetos importantes, nomeadamente:

Ter um site credibiliza a sua marca permitindo mostrar a sua visão e exibir todos os seus produtos e/ou serviços. Mas, também possibilita que as pessoas o encontrem através de pesquisas nos motores de busca.

É também o principal canal de uma boa estratégia de marketing digital, em conjunto com um blogue e com redes sociais, permitindo, assim, atrair pessoas interessadas, estabelecer relações de confiança e transformá-las em clientes.

Assim, se quer melhorar a presença da sua marca online, siga estes 6 passos para criar um site.

Passo 1: Registar o domínio

O domínio é o nome que vai dar ao seu site, a sua identidade e que corresponde ao endereço ou URL. Na escolha desse nome deve considerar três aspetos fundamentais:

  1. Um nome que seja curto, apelativo e fácil de memorizar: seja criativo e pense num nome que seja simples, fácil de pronunciar e escrever, que seja duradouro e esteja associado à sua marca ou ao seu nicho de mercado;
  2. A extensão pretendida para o domínio: existem muitas extensões disponíveis, sendo algumas das mais populares a .com, .pt e .net. Pode também optar por extensões mais específicas como .edu, .me, .fashion ou .photography, personalizando a sua presença online;
  3. A disponibilidade do domínio: pode consultar a disponibilidade de domínios no fornecedor onde vai adquirir o alojamento (o passo seguinte) ou diretamente na entidade que gere os domínios em Portugal: .PT .

Opte por comprar um domínio personalizado para a sua marca (asuamarca.pt) em vez de utilizar o domínio disponibilizado de forma gratuita pelas plataformas de alojamento (asuamarca.wix.com ou asuamarca.wordpress.com). Dessa forma, vai estar a transferir a autoridade do seu site para as mesmas.

Além disso, ter um domínio personalizado confere uma aparência profissional ao seu negócio, gerando credibilidade e confiança na marca.

Os preços de subscrição são anuais e acabam por ser valores muito reduzidos face ao acréscimo que vão trazer à sua marca.

Se o domínio que pretende já estiver registado, tem duas opções:

Passo 2: Contratar um serviço de alojamento

O alojamento, ou hospedagem, é o espaço virtual onde o seu site vai ficar armazenado. A escolha do serviço de alojamento deve ter em consideração vários aspetos:

Para analisar estes aspetos, pesquise na internet testes comparativos entre serviços de alojamento e analise qual será a melhor opção para as suas necessidades. Ao nível de fornecedores portugueses existe, por exemplo, a WebHs e a Amen.pt, enquanto no estrangeiro, um dos fornecedores de alojamento mais populares é o Siteground.

Passo 3: Escolher o construtor de sites

Já tem o nome e o espaço onde vai alojar o seu site. É o momento de escolher qual a plataforma em que o vai construir, tendo em conta as suas necessidades.

Se tiver poucos conhecimentos de tecnologia e/ou estiver na fase inicial de um projeto em que pretende ter um espaço simples para apresentar a marca, descrição de produtos, serviços e possibilitar o contacto com o cliente, pode optar por uma plataforma como o Wix, por exemplo, que dispõe de alojamento gratuito e um backoffice muito intuitivo para construir e gerir o seu site.

Esta plataforma dispõe de várias opções pagas para fazer evoluir o site consoante as suas necessidades.

Outra opção, para quem pretende algo simples e gratuito é o Google Sites que permite construir uma página com toda a informação necessária ao seu negócio.

Cao tenha mais alguns conhecimentos de tecnologia, ou até se for um autodidata que queira dedicar-se a novas aprendizagens, pondere investir algum tempo na construção do site em WordPress.org, um dos construtores de sites mais utilizados na internet.

Atenção, não confunda com o WordPress.com que é uma plataforma gratuita bem mais limitada ao nível de funcionalidades e muitas vezes apresentando publicidade ou banners, que não pode controlar.

Para instalar o WordPress.org necessita previamente de ter instalado o cPanel, uma plataforma que funciona como painel de controlo onde é possível configurar e gerir os sites em WordPress.

A grande vantagem do WordPress.org é que tem total liberdade para personalizar o seu site, tendo acesso a inúmeras ferramentas, temas e plugins de forma gratuita.

Por outro lado, significa também que assume a responsabilidade pela manutenção do espaço, ou seja, atualizações, cópias de segurança, etc., o que pode representar uma dificuldade.

Indicamos ainda outras opções de construtores de sites que podem ir ao encontro das suas necessidades:

About.me: este é um construtor ligeiramente diferente uma vez que apenas disponibiliza sites de página única, com alguma limitação ao nível de temas e apenas em inglês. Ainda assim, apresenta um design atrativo e elegante, e pode ser interessante para profissionais que procuram ter um cartão de visita digital, com as informações mais importantes acerca das suas marcas pessoais (não necessita de alojamento);

Shopify: esta é uma opção recomendada para sites de comércio eletrónico, disponibilizando todas as funcionalidades necessárias à criação e gestão de uma loja online;

Webnode: uma plataforma algo semelhante ao Wix, permitindo criar sites pessoais e profissionais, personalizar o domínio, criar uma loja online, usufruir de vários temas gratuitos, disponibilizando um Plano Grátis e um Plano Premium.

Leia ainda: Criar uma loja online: usar uma plataforma ou contratar um web designer?

Passo 4: Definir objetivos e estruturar o seu site

Nesta fase, importa definir concretamente o objetivo do seu site: dar visibilidade à marca, captar novos clientes, aumentar as vendas, entre outros.

Em função do(s) objetivo(s), deve definir a informação que precisa de constar no site:

Tudo isto vai ajudá-lo a criar um esquema de como pretende ter a informação organizada em páginas e subpáginas, o que facilitará depois a efetiva construção do site.

Considere ainda o seguinte:

Com toda esta informação já consegue estruturar todas as páginas e secções do seu site, avançando para o passo seguinte: escolher o tema que vai utilizar no seu site.

Passo 5: Escolher um tema atrativo

O tema, ou template, é um modelo de site que pode personalizar ao seu gosto, mediante as opções disponíveis, dispensando a criação de raiz de toda a estrutura.

Existem muitas opções de temas disponíveis a título gratuito nas plataformas mencionadas e que, na maioria das vezes, disponibilizam uma opção paga caso necessite de adicionar funcionalidades extra.

Para a escolha do tema que vai utilizar, considere os objetivos e as necessidades já definidas, a estrutura que já desenhou e o layout mais apropriado: um site institucional, dinâmico, com uma única página única, um blogue ou um site de e-commerce, são alguns exemplos.

Para além de assegurar que o tema é atrativo, intuitivo e de fácil navegação, uma característica importante que deve considerar na sua escolha é a responsividade.

Escolher um tema responsivo significa que consegue adaptar-se à dimensão do dispositivo em que o site está a ser visto, quer seja um computador, um tablet ou um dispositivo móvel e qualquer que seja o tamanho do ecrã.

Outro aspeto importante que deve definir tem a ver com as cores e a tipografia que vai utilizar no seu site.

Se já tiver a identidade visual da sua marca criada, e o respetivo "Manual de Normas", terá aqui a orientação necessária para poder personalizar o seu site com as cores e tipos de letra mais adequados.

Caso contrário, procure definir estes dois aspetos antes de criar o site para depois ser mais fácil de aplicar na personalização e garantir que tem um design atrativo.

Também muito importante neste passo é escrever o conteúdo que pretende ter no site.

Um copy apelativo, autêntico e que vá ao encontro das necessidades do seu cliente ideal, é fundamental para o sucesso do seu site.

Passo 6: Como fazer o seu site crescer

Agora, criado o site, é importante que tire o máximo de partido desta montra de apresentação dos seus produtos ou serviços:

Mesmo que numa primeira fase o site não fique perfeito, ou exatamente como imaginou, lembre-se que o mais importante é assegurar que tem a sua marca presente online, disponível para ser encontrada pelos seus potenciais clientes. Com o tempo, vai poder fazer os ajustes que considerar necessários.

Leia ainda: 5 dicas para criar um plano de negócios eficaz para a sua empresa