“Não devemos ter as portas abertas no ciberespaço”, alerta Isabel Baptista

Ouça o podcast do Doutor Finanças "No final de Contas" com Isabel Baptista, do Centro Nacional de Cibersegurança.

O que distingue a cibersegurança da ciberhigiene e como nos podemos proteger no digital foram os temas discutidos neste episódio do podcast No final de contas. À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, Isabel Baptista, coordenadora do departamento de desenvolvimento e inovação do Centro Nacional de Cibersegurança, deixa o alerta: "as burlas informáticas aumentaram cerca de 8% no confinamento.”

No Mês Europeu da Cibersegurança, Isabel Baptista explica quais são as boas práticas que devemos adotar quer em contexto profissional como pessoal. “Não temos a porta de nossa casa aberta. Assim como não devemos ter as nossas portas abertas no ciberespaço”, compara a convidada.

Entre as dicas que dá, a responsável do Centro Nacional de Ciberegurança, aponta para a importância do tamanho das passwords. “A boa prática de troca de passwords frequente pode não ser necessária se a nossa password for suficientemente comprida”, admite.

Isabel Baptista é coordenadora do departamento de desenvolvimento e inovação do Centro Nacional de Cibersegurança. Durante o seu percurso profissional, enquanto freelancer da Microsoft, promoveu junto de professores a utilização de tecnologias de informação na sala de aula, através de formações, seminários e conferências. Tem se dedicado ao tema do fator humano na cibersegurança e ainda dá aulas no Instituto Superior de Educação e Ciências.

Ouça a versão integral do podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo dos momentos mais marcantes desta conversa.

Leia ainda: Contratar produtos financeiros online: 10 cuidados a ter