O que é a conta bancária de serviços mínimos?

As contas bancárias de serviços , ou também conhecidas por contas low cost, já existem há alguns anos e, por lei, todos os bancos são obrigados nas suas ofertas de produtos e serviços, a disponibilizar aos clientes, esta modalidade de conta à ordem, que na maior parte não tem custos de manutenção nem anuidades relacionadas com os cartões de débito e crédito ou então, tendo custos estes não podem ultrapassar os 4,28 euros ano.  

conta bancária

O que é uma conta bancária de serviços mínimos ?  

Trata-se de uma conta à ordem, que dá permissão aos seus titulares, a ter acesso a um conjunto de serviços bancários de caráter essencial de uma forma gratuita ou que beneficiam de um custo muito reduzido. No ano passado, este tipo de contas foram reforçadas quer com novos produtos, quer com novos e diferenciados serviços.  

Quais são os serviços considerados essenciais?

Ora, já referimos na definição anterior que, esta conta de serviços mínimos bancários, permite o acesso dos clientes que optam por escolher esta modalidade de conta a ordem, a um conjunto de serviços considerados essenciais. E quais são então esses serviços? 

Qualquer pessoa pode ter uma conta de serviços mínimos bancários?  

Regra geral, sim. Qualquer pessoa singular, desde que não tenha outra conta de depósito à ordem. Ou se a tiver, que possa ser convertida para uma conta de serviços mínimos bancários. Neste caso, a exceção são as pessoas com 65 anos ou mais, ou que tenham um grau de incapacidade na parte de invalidez igual ou superior a 60%, cujas contas podem ter como co-titulares as pessoas singulares que tenham outras contas de depósitos à ordem.  

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma conta bancária de serviços mínimos? 

Vantagens:

De referir, que pode requerer a mudança ou abertura de uma conta de serviços mínimos bancários ao balcão do banco onde pretende ter acesso a este serviço, bastando para isso preencher um impresso e entregar na instituição bancária onde pretende ter acesso a esta modalidade de conta.

Desvantagens:

Quais as operações incluídas numa conta de serviços mínimos?

As operações são variadas, permitindo uma gestão da conta regular. O Banco de Portugal explica que estas contas permitem:

Operações incluídas nos serviços mínimos bancáriosCanalLimite máximo de operações
DepósitosBalcão
Caixas automáticos
Sem limite
LevantamentosBalcão
Caixas automáticos
Sem limite
Pagamentos de bens e serviçosCaixas automáticos
Terminais de pagamento
Homebanking
Sem limite
Débitos diretosBalcão
Caixas automáticos
Homebanking
Sem limite
Transferências para contas no mesmo bancoBalcão
Caixas automáticos
Homebanking
Sem limite
Transferências para contas noutros bancos nacionaisCaixas automáticosSem limite
Transferências para contas noutros bancos nacionais e na União EuropeiaHomebanking24 por ano civil
Transferências através de aplicações de pagamento operadas por terceiros (ex. MBWay)Apps operadas por terceiros5 por mês, até 30 euros por operação

Em suma: 

(Correção: Entre as desvantagens constava a limitação das operações que podiam ser realizadas através da conta de serviços mínimos. Para esclarecer, acrescentou-se uma tabela, da responsabilidade do Banco de Portugal, sobre o tipo de operações incluídas, com os canais através dos quais podem ser realizadas e com a indicação dos limites máximos por operação)