Onde fazer queixa de um banco?

Para apresentar uma queixa de um banco, o cliente pode recorrer a alguns meios, como fazer uma reclamação por escrito no livro de reclamações ou até recorrer ao Banco de Portugal.

Reclamar de um banco

Qualquer cliente de uma instituição de crédito (banco, caixa económica e de crédito agrícola mútuo, etc.) ou sociedade financeira (agências de câmbios, etc.) pode reclamar sempre que, na celebração de um contrato, no seu decurso, ou aquando da aquisição de um serviço bancário, entender que a instituição não agiu devidamente.

Estas instituições têm de estar na lista de entidades registadas no Banco de Portugal e a queixa tem de ser diretamente relacionável com as atividades da respetiva instituição.

Como reclamar?

O cliente lesado pode fazer queixa do banco em questão em primeiro lugar ao solicitar e ao preencher o livro de reclamações, obrigatório em todos os bancos. Este meio permite ficar com a queixa e a situação registada, datada.

A forma mais prática de reclamar do banco é geralmente protestar junto deste, quer pessoalmente no balcão (tentando falar com a administração), quer online, utilizando os contactos do banco para o efeito (provedor do cliente, formulário, e-mail específico, etc.)

A pessoa lesada pelo banco pode ainda apresentar a sua queixa diretamente ao Banco de Portugal, que está responsável pela supervisão das atividades desenvolvidas pelas entidades nela registadas.

A intervenção do Banco de Portugal resume-se ao âmbito das atribuições que lhe foram cometidas por lei. Caso não se chegue a acordo, pode-se recorrer a meios judicias ou arbitrais.