Contador inteligente de energia: mais de metade das famílias já aderiram

O mercado de eletricidade está em constante inovação e uma das soluções tecnológicas mais recente é o contador inteligente de energia (um contador da luz mais eficiente).

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), mais de 3,2 milhões de clientes já utilizam contador inteligente.

Há muito que as estimativas da energia são o principal problema nas faturas de energia. Para tentar acabar com esta situação, e garantir que não existem acertos nas contas de luz e gás, estão a ser gradualmente instalados os contadores inteligentes.

Os especialistas consideram que estes contadores são muito mais precisos do que os anteriores, dado que, permitem uma leitura real à distância. Como resultado, evitam as conhecidas “leituras estimadas”. Pelo menos, conseguem fazer acertos com períodos mais curtos, uma vez que a data em que o contador regista a leitura pode não ser exatamente a data de emissão da fatura.

Vejamos um exemplo prático, em que o contador envia a leitura à sua comercializadora no dia 10 de cada mês. Contudo, o período de faturação apenas termina a dia 14, logo a sua fatura só sairá depois desse dia. Neste caso, vai ter uma leitura real até dia 10 mais 4 dias de estimativa (dias que faltam até à emissão da fatura).

A principal vantagem é mesmo saber o que, realmente, consome de energia e assim evitar más notícias com acertos de alguns meses.

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Afinal, o que é um contador inteligente de energia?

Os contadores inteligentes, ou contadores digitais, consistem na leitura e medição online do consumo de eletricidade em tempo real, podendo suportar vários valores por hora ou minutos. Assim, não precisa de enviar as leituras para o seu comercializador, já que este faz automaticamente.

Ainda assim, inicialmente é necessário realizar testes de leituras de modo a confirmar se o aparelho está a funcionar corretamente. Isto é, verificar a precisão do consumo e a comunicação do mesmo. Em seguida, o contador é programado para entrar em telecontagem.

O que é a telecontagem?

A telecontagem consiste no envio através de ligação remota (disponível para todos os clientes, mesmo para quem não tem internet em casa) das leituras para para os operadores de rede. Ou seja, , os contadores inteligentes enviam para o operador de rede contagens com intervalos de quinze minutos.

Como posso ter um contador inteligente de energia?

O Plano de Substituição de Equipamentos de Medição indica que, para aumentos de potência contratada até 15kW, os contadores antigos devem ser trocados por novos contadores inteligentes que permitam discriminação de tempo e gestão remota antes do dia 31 de dezembro de 2022.

Assim, esta mudança é imposta por lei e procura promover a eficiência energética. Logo, o objetivo é incentivar a uma utilização responsável da eletricidade.

Aguarde então por uma carta, enviada pela EDP Distribuição, empresa responsável pela mudança dos contadores, a informar que vai realizar alteração dos mesmos.

Caso pretenda estar presente no momento da alteração, deve contactar a distribuidora e combinar uma data e hora para este serviço. No entanto, a sua presença ou autorização não são obrigatórias, desde que o contador tradiciona. esteja no exterior de sua casa.

A instalação dos novos contadores inteligentes é totalmente gratuita e da responsabilidade da EDP Distribuição. Deste modo, fique atento às burlas. Não aceite que lhe seja cobrado algum tipo de serviço.

Em caso de burla, o que deve fazer? Em primeiro lugar, não deve fazer qualquer pagamento. De seguida, deve pedir a identificação do técnico e reportar esta situação o mais rápido possível à EDP Distribuição.

Atualmente, já existem muitos clientes que têm estes novos contadores, seja porque os antigos já foram substituídos ou porque vivem em novas residências onde a instalação dos inteligentes é obrigatória. Mas esta mudança continua a ser feita de forma gradual.

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Quais as vantagens de um contador inteligente de energia?

A principal vantagem, segundo os especialistas, passa por evitar as leituras estimadas e os acertos que daí ocorrem. Ainda assim, existem outras vantagens que importa analisar, nomeadamente:

Poupança: contadores tradicionais ou inteligentes?

Como acontece com os anteriores contadores, também os contadores inteligentes são testados para garantir que estão a funcionar corretamente e que as contagens correspondem à realidade. Como tal, não é esperado que tenham qualquer efeito direto no que paga, já que registam os consumos como os equipamentos tradicionais.

As diferenças estão, principalmente, na capacidade de transmitir remotamente essas informações e também fazer alterações nos serviços sem intervenções em casa dos clientes (ou seja, tudo é feito à distância remotamente).

E, aqui sim, pode haver poupança em deslocações de técnicos, por exemplo. Por outro lado, com a noção real do que gasta pode, consequentemente, fazer uma melhor gestão dos seus consumos e, eventualmente, reduzir o custo da sua fatura.

Porém, se pretende realmente poupar na energia, não é através da mudança de contador que vai conseguir. Assim, deve comparar os preços de luz e gás, e verificar quais as empresas com os melhores preços.

Em suma, ao mudar de contador a poupança não é uma consequência direta. Pode haver poupança, efetivamente, em deslocações de técnicos ou através do maior controlo dos seus consumos que esta ferramenta lhe permite fazer. Por si só, no imediato, a poupança não é direta. Depende do uso que fizer e das vantagens que conseguir retirar destes contadores inteligentes.

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Contadores inteligentes prejudicam a saúde?

Têm vindo a público opiniões de quem defende que o contador inteligente de energia representa alguns perigos para a saúde pública, como por exemplo ao nível da emissão de radiações. Contudo, não existem ainda estudos que possam confirmar esta questão. No entanto, os especialistas apontam que os contadores inteligentes emitem muito menos radiação do que os telemóveis e outros dispositivos semelhantes.

Contador inteligente: o que fazer se falhar a luz?

Neste caso deve, em primeiro lugar, ter os procedimentos habituais nas falhas e avarias de eletricidade. Ou seja, verifique se é um corte geral ou apenas na sua casa.

Em seguida, deve verificar o disjuntor e verificar se o quadro disparou. Se não for o caso, então pressione durante dois segundos o botão de controlo do contador inteligente.

Por último, se isto não funcionar, desligue o disjuntor do quadro durante três segundos e volte a ligá-lo. Se ainda assim continuar sem eletricidade, use os contactos de avarias da EDP Distribuição/e-Redes para solicitar o apoio técnico.

O que acontece se mudar de comercializador?

Simplesmente, nada. Como referido anteriormente, os contadores inteligentes são propriedade da EDP Distribuição e por isso devem ser instalados sem compromisso por parte das comercializadoras. Se quer mudar, pode fazê-lo. A única diferença é que agora, com a nova tecnologia, é mais rápido.

Mas, como controlo o consumo e poupo na luz?

O ideal é, inicialmente, tirar a sua leitura de eletricidade, de modo a que possa comparar com a leitura que recebe na sua fatura de luz. Uma vez que é um equipamento novo, é necessário saber se está em bom funcionamento.

Os novos contadores inteligentes permitem registar informações sobre o seu consumo de eletricidade, em períodos de curta duração, caso autorize o tratamento destes mesmos dados. Dessa forma, pode comparar quais os horários de maior consumo e qual o tarifário que mais se adequa ao seu perfil de consumidor.

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