Pedro Andersson: “Há um grave problema de literacia financeira”

Apesar de concordar que as ferramentas existem, o jornalista da SIC afirma que ainda há um problema de literacia financeira em Portugal.

Pedro Andersson, jornalista da SIC e responsável pela rúbrica Contas Poupança, traça um perfil "dramático" no que diz respeito à literacia financeira dos portugueses. Apesar de concordar que as ferramentas existem, o jornalista afirma que ainda há um problema de literacia financeira em Portugal.

“Há um grave problema de literacia financeira e isto aplica-se a todas as áreas na nossa vida”, refere Pedro Andersson.

O jornalista defende que é necessário ensinar as pessoas a lidarem com todas as categorias dos seus gastos, dando o exemplo dos seguros, telecomunicações, eletricidade, serviços bancários, entre outros.

Pandemia fez soar os alarmes da literacia financeira

Perante o cenário que se vive atualmente, onde muitos viram os seus rendimentos afetados, a literacia financeira toma um lugar de destaque.

Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira, acreditam que este período fez as pessoas despertarem para a literacia financeira, procurando mais informações.

“Penso que todas as situações de crise nos levam a refletir”, afirma Rita Machado, salientando a resiliência dos portugueses nos últimos tempos.

A propósito do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de outubro, o Doutor Finanças organizou mais um Ideias em Cheque, onde quatro especialistas debateram o estado da literacia financeira em Portugal.

Os convidados foram António Menezes Rodrigues, presidente da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Pedro Andersson, jornalista da SIC e responsável pela rúbrica Contas Poupança, Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da Associação Portuguesa de Bancos (APB) e Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Assista ao webinar na íntegra: Ideias em Cheque: Literacia Financeira – Onde estamos e para onde precisamos de ir