Finanças Pessoais – A Poupança

No artigo anterior falámos-lhe na base das Finanças Pessoais, que consiste na construção de um orçamento que possibilita conhecermos os nossos hábitos, ponto fundamental para mudarmos comportamentos e começarmos a poupar. Neste artigo iremos falar-lhe da Poupança, o segundo pilar para o sucesso das suas finanças pessoais.

O que significa poupar?

Consegue responder a esta pergunta? A nossa pergunta não é ingénua. Na realidade, vemos que o conceito de poupança não é um conceito consensual. Há quem diga que poupar consiste em acumular muito dinheiro. Há quem pense que para poupar precisar de cortar todas as despesas para ter o dinheiro suficiente para colocar no banco…

Poupar significa deixar de consumir hoje (deixar de gastar) para consumir no futuro. A grande vantagem de adiar a gratificação do consumo presente consiste na possibilidade de consumir proporcionalmente mais no futuro. Isto porque podemos exigir que outros nos paguem para consumir com o nosso dinheiro. Sim. Ao emprestarmos dinheiro ao banco estamos a permitir que o banco o empreste a alguém que prefere consumir no presente em detrimento de consumir no futuro.

Para quê poupar?

A segunda questão no campo da poupança consiste em perceber quais são os objetivos da poupança. Poupamos para quê? Para termos segurança? Para comprar um carro novo? Para pagar os estudos?

A definição de objetivos é fundamental para quem quer poupar. E é simples perceber porque temos de saber os nossos objetivos:

Como começar?

Se quer começar a poupar mas está algo “perdido” e precisa de orientação, o seu Doutor Finanças sugere-lhe três passos complementares:

Parece-lhe muito? Não tem possibilidade de poupar para tudo? É natural. Mas que isso não sirva de fator de desmotivação. O importante é iniciar o seu caminho. Comece pelo fundo de emergência, depois passe para os objetivos específicos e objetivos de longo prazo (estes dois podem andar em paralelo).

Quer saber como cortar custos?

O curso gratuito de Orçamento Familiar do Doutor Finanças irá dar-lhe algumas luzes sobre como cortar custos. Abordará temas tão distintos como a organização do seu dinheiro, ideias de poupança ou mesmo estratégias de redução das suas prestações financeiras. Por que não inscrever-se no curso?