Livros à borla

Bibliotecas Municipais

A primeira sugestão é utilizar a Biblioteca Municipal da sua zona de residência/trabalho. Do que conhecemos a variedade é muito grande e normalmente tem outros meios interessantes além de livros: CDs áudio, DVDs, áudio-livros, entre outros.

O processo é muito simples. Dirige-se à biblioteca, inscreve-se e depois é só "pedir emprestado" o que quiser consultar, levar para casa e utilizar com toda a comodidade, tudo sem pagar um tostão. Em Lisboa, por exemplo, pode levar um total de 5 livros em simultâneo, que pode manter durante 15 dias e renovar duas vezes.

Se por acaso a biblioteca onde se dirigiu não tiver o livro pretendido mas o mesmo estiver noutra biblioteca, pode requisitá-lo que o mesmo irá ser transferido para a biblioteca que lhe for mais conveniente.

Por fim, resta-nos dizer que vários municípios (arriscariamos dizer que quase todos) dispõem de um site para as bibliotecas, que permite consultar o catálogo e, em certos casos, efectuar pedidos de reserva e renovações.

Na Internet

Outra forma de ler livros de forma gratuita é através da Internet. Vários sites disponibilizam gratuitamente (e de forma legal) variados livros clássicos ou contemporâneos não sujeitos a direitos de autor. Embora exista um maior número de livros disponibilizados noutras línguas que não o Português, também é possível encontrar uma grande variedade de livros na língua de Camões.

Segue uma lista de sites onde pode procurar:

Espero que estas sugestões lhe sejam úteis. Se já utiliza (ou passou a utilizar) a biblioteca do seu município ou conhece outros sites (legais) com livros gratuitos, por favor deixe um comentário.:)