Poupar em casa e no carro: Reduza gastos com água e energia

Os gastos com a energia e a água têm um peso significativo no orçamento das famílias portuguesas. Em contexto de subida de preços, torna-se, ainda mais, importante fazer uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Assim, saiba como pode poupar em casa e no carro e comece a equilibrar não só a sua carteira como o ambiente.

Em primeiro lugar, deve ponderar mudar alguns hábitos e perceber como e onde pode gastar menos. Sendo que, quando falamos em poupar, não nos referimos só a dinheiro, mas também aos recursos disponíveis (água, luz e combustível, entre outros).

Assim, todos temos um papel importante a desempenhar e que pode começar em pequenos gestos no seu dia a dia.

Leia ainda: Eletricidade mais cara em janeiro: Aumentos de 0,35 a 2,15 euros

Poupar em casa e no carro: saiba por onde começar

Conforme já referido, é possível reduzir as suas despesas mensais e, ao mesmo tempo, poupar os recursos naturais. Mas para isso, tem de rever alguns hábitos diários e fazer escolhas mais económicas e amigas do ambiente. Em seguida, explicamos o que pode fazer.

Dicas para poupar em cada divisão da sua casa

Pois é, a poupança começa logo na sua casa. Sabia que em cada divisão é possível poupar e fazer escolhas mais inteligentes? Pois bem, se ainda não sabia, siga os seguintes conselhos:

Cozinha

Sala

Quarto

Casa de banho

Jardim

Leia ainda: Mobilar casa com pouco dinheiro: como poupar e manter o seu gosto?

7 truques para poupar "em toda a casa"

Mas existem ainda outras dicas que pode seguir e que se aplicam a toda a casa. São elas:

Leia ainda: Use os contadores inteligentes para poupar na eletricidade

A importância de um bom isolamento

Se quer poupar energia em casa, outra coisa que não deve esquecer é ter um bom isolamento. Isto porque:

Assim, além de melhorar o conforto da casa, o isolamento permite ainda reduzir em 50% as perdas térmicas. Por exemplo, uma habitação T3 com 136 m2 de área útil, tem em média as seguintes perdas de calor:

Ler as etiquetas energéticas

Não chega poupar em casa e no carro. É igualmente importante saber escolher os equipamentos com melhor eficiência energética, ou seja, aqueles que consomem menos energia. Para isso, importa perceber o que é a escala de eficiência energética de um aparelho.

Ou seja, a escala de eficiência energética do aparelho refere-se à apresentação ordenada de diferentes classes energéticas. Estas, por sua vez, têm como finalidade atribuir um nível de eficiência energética aos equipamentos elétricos.

A escala de eficiência energética do aparelho apresenta 7 classes (A, B, C, D, E, F e G), representadas por letras e cores, e que definem o quão eficiente é um aparelho.

Assim, quanto mais próximo da classe A, mais eficiente será um equipamento elétrico. Ao contrário, quanto mais próximo de G, pior será a sua eficiência energética.

É importante referir que um aparelho que possui alta eficiência energética é aquele que utiliza uma menor quantidade de energia para realizar o mesmo trabalho.

Como adquirir um equipamento com maior eficiência energética?

Em primeiro lugar, para ter um equipamento com boa eficiência energética e assim poupar energia, é preciso analisar a etiqueta energética que este apresenta. Assim, esta etiqueta não é mais do que um rótulo com informações relativas à eficiência energética do equipamento. São elas:

Qual é a importância da Escala de Eficiência Energética do Aparelho?

A escala de eficiência energética do aparelho é uma importante estratégia para uma melhor utilização da energia elétrica. Isto porque, permite estabelecer classes energéticas a fim de qualificar o desempenho energético dos equipamentos elétricos.

Dessa forma, podemos dizer que esta classificação contribui para que sejam adquiridos aparelhos mais eficientes que consomem menos energia elétrica.

Poupar no carro (e na garagem)

Além de poupar em casa é igualmente possivel poupar no carro. Este também representa um gasto importante no seu orçamento mensal. Assim, tome nota destas dicas:

Leia ainda: Ser mais sustentável ao partilhar carro e ainda poupar. Saiba como