Rita Machado: A literacia financeira deve começar nas escolas

Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da APB, acredita que ainda há um longo caminho a percorrer nas escolas neste âmbito.

Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da Associação Portuguesa de Bancos (APB), fala sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da literacia financeira nas escolas.

“Pensarmos que é possível um aluno fazer a escolaridade obrigatória sem que nunca tenha um contacto formal com a literacia financeira é qualquer coisa que nos devia preocupar bastante enquanto sociedade civil e enquanto entidades que trabalham neste tema”, aponta Rita Machado.  

A propósito do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de outubro, o Doutor Finanças organizou mais um Ideias em Cheque, onde quatro especialistas debateram o estado da literacia financeira em Portugal.

Os convidados foram António Menezes Rodrigues, presidente da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Pedro Andersson, jornalista da SIC e responsável pela rúbrica Contas Poupança, Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da Associação Portuguesa de Bancos (APB) e Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Assista ao webinar na íntegra: Ideias em Cheque: Literacia Financeira – Onde estamos e para onde precisamos de ir