Subsídio de Desemprego Parcial: Como ter acesso

O subsídio de desemprego parcial é uma prestação concedida pela Segurança Social a desempregados que exerçam uma atividade em part-time.

Condições de atribuição do subsídio de desemprego parcial

Pode receber o subsidio de desemprego parcial o trabalhador que:

Montante e duração do subsídio de desemprego parcial

Quanto ao valor a receber no subsídio de desemprego parcial, supondo que o trabalhador tenha começado a trabalhar em part-time e a remuneração líquida seja 500 euros (por conta de outrem), o montante que irá receber de subsídio de desemprego parcial é calculado pela diferença entre o valor do subsídio acrescido de 35 por cento e o salário ou o valor relevante considerado pelo emprego em part-time. Este subsídio é atribuído desde a data de requerimento, até ao término do período de concessão do subsidio de desemprego. Por exemplo, um desempregado de 25 anos que tem direito a receber subsídio de desemprego durante 360 dias, mas entretanto inicia uma atividade em part-time ao dia 180, irá beneficiar do subsídio de desemprego parcial durante os restantes 180 dias.

Como obter

Para obter o subsídio de desemprego parcial é necessário apresentar, no prazo de 90 dias depois da data em que começou a trabalhar, a prova de: