REIT, REIT. Quem ri por último, ri melhor

Um REIT, que significa Real Estate Investment Trust (algo similar ao português, Fundo de Investimento Imobiliário), é basicamente uma empresa que é proprietária, opera ou financia imóveis que geram renda. A ideia por trás dos REIT’s é permitir que qualquer pessoa possa investir no mercado imobiliário de uma forma mais acessível.

Como se pode investir num REIT?

Investir num REIT é relativamente simples e semelhante a comprar ações de empresas numa determinada bolsa. Tal como no caso de compra de ações, um pequeno investidor deverá começar por abrir uma conta numa corretora que permita o acesso ao mercado de ações ou ao mercado específico onde os REIT’s estão cotados.

Depois disso, há que:

Pode, ainda, optar por investir em índices de REIT’s ou fundos de REIT’s (por exemplo, ETF’s). Isto permite obter um nível diversificado de investimento nesta classe de ativos, porquanto seguem a performance dos REIT’s que se encontram cotados em mercado.

Leia ainda: O efeito da alavancagem nos investimentos imobiliários

Para que serve um REIT?

O investimento em REIT pode servir diversas finalidades, em função dos objetivos específicos de cada investidor. No entanto, ao concretizar este tipo de investimentos, tipicamente consegue obter:

Que performance têm tido?

A performance histórica dos REIT’s é bastante interessante, quer pela capacidade que têm de gerar uma yield, como pela possibilidade de apreciação do capital.

Nos últimos 15 anos, os REIT’s acumularam um retorno de quase 370%, isto apesar de em alguns anos esse mesmo retorno ter sido negativo. Tal como num investimento imobiliário em ativos de rendimento, de forma direta, o investimento via REIT’s deve ser visto como sendo um investimento de longo prazo e sujeito a flutuações de capital ao longo do tempo.

Source: NovelInvestor.com

Leia ainda: Imobiliário: Vale a pena financiar os meus investimentos?

Não esquecer

Por lei, os REITs são obrigados a distribuir a maior parte (geralmente 90% ou mais) dos seus lucros tributáveis, na forma de dividendos. Para quem procura a obtenção de uma renda ao longo do tempo, esta opção de investimento pode tornar-se bastante atrativa.

No entanto, existem sempre riscos. Como qualquer outro investimento, os REITs têm seus riscos, incluindo flutuações no mercado imobiliário, alterações nas taxas de juros e riscos específicos do tipo de imóvel em que investem.

Bons negócios (imobiliários)!

Nota: O presente artigo não constitui um conselho de investimento em REIT’s nem em qualquer outro ativo mobiliário.

Leia ainda: Habitação: Preços, rendas, juros e rendimentos