Atendimento telefónico das Finanças

O atendimento telefónico das Finanças é feito através do Centro de Atendimento Telefónico (CAT). Conheça o número e quais os esclarecimentos que pode obter através dele.

Número de contacto

Ligue 217 206 707 para esclarecer dúvidas de natureza tributária e aduaneira e pedir apoio no acesso aos serviços disponibilizados no Portal das Finanças. Trata-se de um número central da Autoridade Tributária e não de um qualquer balcão dos Serviços de Finanças. Se ligar do estrangeiro, marque 00 351 217206707.

Horário de funcionamento do Centro de Atendimento Telefónico

O Centro de Atendimento Telefónico das Finanças (CAT) funciona todos os dias úteis, das 09h00 às 19h00. Existe ainda um atendimento automatizado, 24 horas, sete dias por semana, para o estado dos reembolsos de IRS e IVA.

Custo da chamada

O atendimento telefónico das Finanças não é gratuito. O custo da chamada corresponde ao valor de uma chamada para a rede fixa, em função do plano tarifário do utente.

Assuntos que pode resolver através do CAT

Através do centro de atendimento telefónico das Finanças, pode ver resolvidas questões tributárias e aduaneiras, evitando deslocações. As questões colocadas não podem ter elevada complexidade, nem interferir em processos pendentes noutros serviços das Finanças. O menu de Atendimento do CAT tem cinco opções:
  1. Acesso ao Portal das Finanças;
  2. Dados do contribuinte e da sua atividade;
  3. Declarações fiscais e obrigações acessórias;
  4. Pagamentos, reembolsos ou coimas;
  5. Importação, exportação ou encomendas postais.
Comece por selecionar uma destas opções no seu telefone, conforme o seu assunto a tratar. Dentro de cada um dos serviços, esteja atento às diversas opções apresentadas e selecione a mais adequada. 1. Acesso ao Portal das finanças:2. Dados do contribuinte e da sua atividade:3. Declarações fiscais e obrigações acessórias:4. Pagamentos, reembolsos ou coimas:5. Importação, exportação ou encomendas postais:

Condições de acesso

Para poder ligar para o atendimento telefónico das Finanças terá de o fazer a partir de um telefone com marcação por multifrequência, de forma a que possa selecionar o número correspondente ao serviço a que pretende recorrer. Pode fazer a chamada pelo seu smartphone e usar o teclado do mesmo para selecionar as opções que lhe interessam. Se o utilizador não ativar a multifrequência ou se não selecionar uma das opções da gravação, será repetido o Menu de Atendimento. A AT afirma que, após este procedimento e se, de novo, nenhuma opção for escolhida, a chamada será transferida para um operador. Tenha consigo o seu número de identificação fiscal (NIF). Se as questões forem confidenciais, vai ser-lhe solicitado também um código de acesso. Veja do que se trata nos parágrafos seguintes:

Como tratar pelo telefone questões sujeitas a confidencialidade

Se as questões colocadas estiverem sujeitas a confidencialidade, o atendimento só poderá prosseguir se tiver na sua posse o “Código de Acesso Telefónico”. Este código permite-lhe aceder ao serviço das Finanças “Comunicação Telefónica Segura”. Com esse código pode obter:Informações telefónicas:Documentos e informação de apoio ao cumprimento voluntário (enviados por correio eletrónico):Para obter o código de acesso telefónico no Portal das Finanças, siga os seguintes passos:Se preferir usar um atalho, após aceder ao Portal das Finanças, escreva “código de acesso telefónico” no campo de pesquisa e, a seguir, selecione “Registar Código de Acesso Telefónico”. Após esta operação, deve ter este código consigo nos seus contactos telefónicos com a AT. Durante a conversação telefónica, poderá ser-lhe solicitado que indique apenas 4 dos 6 algarismos que compõem o seu código de acesso telefónico e nunca a totalidade dos algarismos que o compõem. Se já tiver registado o código anteriormente e não se lembrar da sequência numérica que escolheu, repita o processo de registo do código. Se souber o seu código de acesso telefónico mas pretender alterá-lo siga os seguintes passos:A este serviço está associado o número antes referido, o 217 206 707.

Marcação de atendimento presencial

Se prefere ser atendido presencialmente, pode utilizar o número do atendimento telefónico das Finanças (217 206 707) e fazer o agendamento para o Serviço de Finanças que mais lhe convier. A opção de agendamento não está disponível na gravação que vai ouvir quando marcar o número do CAT. Escolha a opção que mais se adequa ao seu caso e procure fazer o agendamento com o operador. Pode ainda fazer uma marcação online, através do Apoio ao Contribuinte (atendimento e-Balcão), no site das Finanças.