Como calcular o IVA

O primeiro passo para calcular o IVA é saber qual a taxa de IVA aplicável ao produto em causa. Depois, é simples. O valor do IVA é dado pela fórmula:Valor do IVA = preço sem IVA x taxa de IVAExemplo genérico usando as taxas de IVA em vigor em Portugal continental:Exemplo 1Tem um orçamento de 50 euros para reparar o seu computador, sem IVA. Este serviço está sujeito a IVA à taxa normal. Vamos supor que está no continente e, então, a taxa a aplicar será de 23%:Vai pagar 11,50 euros de imposto (IVA). No final, paga um PVP (preço de venda ao público ou preço com IVA incluído):Ou seja, um produto ou serviço ter IVA a uma determinada taxa, significa que vai pagar 2 parcelas:Se estivesse a reparar o computador na Madeira, faria 50 x 22% = 50 x 0,22 = 11 euros. O valor final seria de 50 + 11 = 61 euros. Se estivesse nos Açores, a conta seria 50 x 16% = 50 x 0,16 = 8 euros. Valor final a pagar seria de 50 + 8 = 58 euros.Exemplo 2Suponhamos agora que a taxa aplicável é a intermédia: 13% no continente, 12% na Madeira e 9% nos Açores. Escolhemos ir buscar uma refeição pronta a consumir, sem bebidas (take away). Se a refeição custa 20 euros, o IVA será de:

Fórmula para acrescentar o IVA a um valor

Vimos já que: Valor do IVA = preço base x taxa de IVA. Se sabe o preço base (sem IVA) e apenas pretende obter o preço final, já com o IVA incluído (PVP), pode fazer um “atalho” e usar a seguinte fórmula:Preço final = preço base x (1 + taxa de IVA)Em que, no continente:Com as taxas em vigor nos Açores e na Madeira a lógica é a mesma. Vamos explicar o “atalho” (x 1,23; x 1,13; x 1,06) com a ajuda da matemática. Exemplificamos com 23%:Este raciocínio, ou esta fórmula, aplica-se a todas as taxas. O preço final é sempre dado por:

Taxas de IVA em Portugal

O valor do IVA depende da taxa a que um bem ou serviço está sujeito e da região onde se encontra. As taxas em vigor nas 3 regiões portuguesas são as seguintes:
Tipo de TaxacontinenteMadeiraAçores
Normal23%22%16%
Intermédia13%12%9%
Reduzida6%5%4%