Reembolso ou pagamento de IRS: saiba obter a declaração e os comprovativos

Para saber se vai receber ou ter de pagar IRS, o contribuinte deve aceder ao Portal das Finanças. No período do IRS, após ter entregue a Declaração de IRS (modelo 3), pode sempre consultar o estado da declaração, o montante a pagar ou a receber. O que pode visualizar a cada momento irá depender da fase em que está, e de quanto tempo passou sobre a data de entrega. Nem sempre é possível ver logo o valor, se o fizer no início do processo. Também, para declarações de anos anteriores, pode saber exatamente de quanto foi o reembolso ou de quanto foi o pagamento ao Estado.Para consultar uma declaração de IRS, aceda ao portal das Finanças com as suas credenciais. Depois:IRS: Consultar Declaração no Mapa do Sítio no Portal ATNa nova janela, selecione o ano pretendido. Pode ver se a declaração deu origem a reembolso ou a nota de cobrança, data de receção da declaração nos serviços da Autoridade Tributária (quando a submeteu) e o respetivo montante. Pode ainda selecionar a caixa Ver detalhe que lhe aparece à direita. O documento que pode consultar e guardar é a Demonstração de Liquidação, com todos os detalhes do seu IRS, como lhe explicamos na secção seguinte.

Como obter a Nota de Liquidação de IRS

Tendo escolhido a declaração de determinado ano para consultar, como vimos antes, selecione agora a caixa de Ver Detalhe (como mostrado na imagem acima). Mais uma vez, tem as datas, a situação, o montante, mas tem também o Número de Liquidação. Clique na seta azul à direita de Número de Liquidação.Isto dá-lhe a Demonstração de Liquidação de IRS (vulgarmente chamada "Nota de Liquidação") com a descrição de todos os cálculos do seu IRS até ao apuramento final do reembolso ou pagamento.Desta forma, obtém um documento pdf, com todos os detalhes do seu imposto, que pode gravar no seu computador.

Como obter comprovativos da declaração de IRS

No menu da esquerda, na página de consulta da declaração, clique em Obter Comprovativos, como assinalamos na imagem seguinte:Surge-lhe uma listagem dos últimos anos e a possibilidade de obter o respetivo comprovativo na coluna da direita. Um comprovativo é uma cópia de todos os documentos preenchidos e entregues em cada uma das declarações anuais de IRS (modelo 3).Quando pretende consultar o estado da declaração no decorrer do período de IRS, entre 1 de abril e 30 de junho, nem sempre a informação que obtém é a mesma, tudo depende do momento em que o faz. Antes da fase de "reembolso emitido" ou "nota de cobrança emitida", há fases anteriores. A sua declaração pode estar noutra fase. E, não esqueça, no final, por lei, os reembolsos de IRS deverão ser pagos até 31 de julho. Para os contribuintes com imposto a pagar, devem fazê-lo até 31 de agosto.