Como pedir e obter a senha das Finanças

Se precisa de obter a senha de acesso às Finanças, ou se pretende saber como alterar o seu código de acesso, siga estes passos muito simples:

1. Aceda ao Portal das Finanças e clique em "Registar-se"

1. Entre em https://www.portaldasfinancas.gov.pt e selecione "Registar-se":

2.  Preencha os seus dados de identificação e clique em "registar"

Na página que lhe surge, preencha o formulário de adesão com os seus dados de identificação:Nota: Se, no formulário acima, selecionou telefone e e-mail, vai receber, depois do pedido de senha, dois códigos (ou apenas um, se escolheu só telefone, ou só e-mail):Estes códigos só podem ser validados / fiabilizados após receber a senha de acesso (veja mais abaixo como fazer). A senha de acesso ser-lhe-á enviada pelo correio e costuma demorar, em média, 5 dias úteis. Se não receber neste prazo, desloque-se a um Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal, ou ligue o n.º 217 206 707 nos dias úteis, entre as 9:00h e as 19:00h, para saber o estado do seu pedido. Assim que a receba, poderá usá-la, desde logo, em conjunto com o seu NIF. Basta autenticar-se e escolher "Iniciar sessão":

Como fiabilizar o telefone e/ou e-mail

Depois de iniciar sessão no Portal das Finanças, com o NIF e código de acesso que recebeu, escolha "Serviços" no menu do lado esquerdo e, no "Mapa do Sítio" do lado direito, desça até "Autenticação dos Contribuintes" e fiabilize o seu telefone e/ou e-mail.

A senha de acesso pode ser enviada por e-mail?

Não, não é possível. A senha de acesso é sempre enviada pelos CTT para a morada que consta dos registos da Autoridade Tributária.

Como alterar a senha de acesso?

No Portal das Finanças, siga os seguintes passos:A nova senha de acesso deve conter de 8 a 16 carateres, que podem ser algarismos, letras ou outros carateres. Dado que não são visíveis os carateres que digita, tenha especial atenção com as maiúsculas / minúsculas e com algarismos.