Imposto Único de Circulação em 2018

O Imposto Único de Circulação 2018 subiu em relação a 2017.

Aumentos no Imposto Único de Circulação em 2017

O IUC sofreu um agravamento de 1,4% em 2018 tanto para veículos de categoria A matriculados até 1 de julho de 2007 como para veículos matriculados após julho de 2007, quer na componente de cilindrada quer na de emissões de CO2. Em 2018 continua a haver um imposto adicional de IUC para viaturas a gasóleo ou que emitam mais do que 180g/Km de CO2.

Quando pagar o Imposto Único de Circulação?

O Imposto Único de Circulação deve ser pago num prazo máximo fixado entre o início do mês anterior ao da matrícula portuguesa e o final do mês da matrícula do carro. Os condutores que pagam pela 1ª vez o Imposto Único de Circulação têm um prazo de 90 dias, a partir da data da matrícula, para efetuar o pagamento do imposto. O pagamento do Imposto Único de Circulação é feito no Portal das Finanças. É neste site que pode saber o valor do IUC a pagar.

Cálculo do Imposto Único de Circulação

O valor do Imposto Único de Circulação é determinado a partir da soma entre o valor a pagar por cilindrada mais o valor a pagar por emissões CO2. Este valor é depois multiplicado pelo coeficiente de atualização para o ano da compra.

Tabela dos Coeficientes de atualização

Confira quem tem isenção de IUC.