IRS 2016: que fazer com as deduções à colecta?

Chegados à entrega do IRS 2016, que decorre durante os meses de Abril e Maio, um dos temas que levanta questões é o que ainda se pode ou deve fazer relativamente às deduções à coleta. Para garantir que estão devidamente acauteladas, leia este artigo. 

Deduções à coleta de cálculo automático pela Autoridade Tributária 

As deduções à coleta relacionadas com despesas são, na generalidade, incluídas automaticamente na declaração de IRS e podem ser consultadas na página das despesas para deduções à colecta da Autoridade Tributária (AT). Pode verificar as que aí são apresentadas face aos seus registos, mas nesta fase já só é possível alterar os valores respeitantes a: 

Para tal, terá de alterar os valores no anexo H da declaração de IRS. Se recorrer a esse mecanismo, deve assegurar que tem os documentos de suporte adequados. 

Outras deduções que têm de ser expressamente incluídas no anexo H 

Além das deduções à coleta relacionadas com a despesa, existem outros tipos de deduções, nomeadamente relacionadas com: 

Para estas deduções deve sempre verificar o que aparece no anexo H. Em algumas delas, os valores podem já estar automaticamente preenchidos, mas para outras terá de o fazer manualmente, garantindo sempre de que dispõe da documentação de suporte. 

Leia ainda: Deduções à coleta: despesas gerais familiares