Como simular o IRS em 2023

A plataforma da AT, de entrega da declaração de IRS, permite a simulação do montante de IRS devido ao Estado. Essa simulação pode ser feita, a todo o tempo, durante o período de entrega da Declaração de Rendimentos (Modelo 3). Antes disso, é possível simular o IRS com dados do ano anterior. Ou seja, em 2023, e antes que a plataforma esteja operacional para o IRS de 2022 a entregar, é possível "usar" os rendimentos de 2021 e simular o que teria sido o imposto com "fatores novos" ocorridos durante o ano de 2022. Isto entende-se pelo enquadramento fiscal, que muda anualmente, nem que seja em detalhes. De todo o modo, ainda que com todas as reservas, pode usar o seu rendimento de 2021 e "aplicar-lhe" um PPR que fez em 2022, simular o que teria sido a tributação separada ou o englobamento, entre tantos outros cenários.

Simular o IRS offline (download do Modelo 3)

Em qualquer momento do tempo pode simular o IRS offline, se descarregar para o seu computador a Declaração Modelo 3. Já sabe que só perto, ou já no período de entrega, é que poderá simular o IRS devido com os rendimentos recebidos no ano anterior (em 2023, com os rendimentos de 2022). Aceda ao Portal das Finanças (link direto aqui) e clique em "download". Após preenchimento, pode gravar, validar e simular exatamente como faria se estivesse online.Download modelo 3Depois, clique em "aqui" (seta que assinalamos a laranja). Vai-lhe surgir o modelo de preenchimento tal como se estivesse a entregar a declaração de IRS:

Simular o IRS online aquando da entrega da Declaração

Na hora da entrega da Declaração de IRS, pode simular tantas vezes quantas quiser, o valor do imposto devido. Basta para isso:Se preferir, pode sempre optar por descarregar a aplicação para preenchimento offline (opção descrita acima), no entanto, tal não é necessário desde que grave sempre as simulações que for fazendo, online.