IRS: “Em 2023, os reembolsos vão ser menores”, alerta Paula Franco

Ouça o podcast do Doutor Finanças "No final de contas" com Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas.

Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, foi a convidada do último episódio do podcast No final de contas. Em entrevista com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos, a bastonária falou sobre o cenário de inflação que se vive atualmente, as novas tabelas de retenção na fonte, os reembolsos de IRS em 2023 e ainda as medidas de mitigação aos problemas da crise.

Paula Franco aponta a necessidade de as famílias mudarem de hábitos para combater o cenário atual de aumento de preços. A bastonária explica que as novas tabelas de retenção na fonte para 2023 vão trazer mais dinheiro disponível às famílias, mas "não será significativo para compensar o cenário de inflação".

"As novas tabelas vão diminuir ligeiramente a retenção na fonte com o objetivo de aproximar às taxas de IRS", clarifica Paula Franco.

Porém, estes ajustes nas tabelas, que permitirão aos portugueses ter mais dinheiro disponível todos os meses, vão fazer diminuir os reembolsos. "Os portugueses têm de ter cuidado, porque provavelmente com a aplicação destas regras em 2023, vão ter reembolsos muito menores", ressalva a bastonária.

Paula Franco é bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados. Antes de ocupar esta função, foi consultora da Ordem durante 20 anos. A convidada é contabilista certificada, consultora fiscal formadora e autora de diversos manuais de formação.

Ouça a versão integral do podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo dos momentos mais marcantes desta conversa.

Leia ainda: Novas tabelas de retenção na fonte de IRS: Saiba quanto vai descontar em 2023