O que é o rendimento coletável?

O rendimento coletável no IRS é o rendimento do contribuinte ou agregado familiar que determina a taxa de imposto a aplicar. Ele resulta da agregação dos rendimentos das várias categorias recebidos anualmente, depois de feitas as deduções específicas e os abatimentos. Leia ainda: Retenção na fonte e imposto: Como distinguir as diferenças?

Cálculo do rendimento coletável

Este rendimento coletável corresponde ao valor resultante da subtração ao rendimento global (bruto) do sujeito passivo ou agregado familiar da soma de todas as deduções específicas, das perdas a recuperar e dos abatimentos.Uma vez subtraídas estas deduções encontra-se o valor recebido pelos contribuintes ao qual se aplicam as taxas de imposto. Este cálculo permite chegar ao montante a pagar de IRS.

Taxa a aplicar no IRS

O IRS é um imposto progressivo. A taxa a aplicar é maior quanto mais alto for o rendimento coletável, que é apresentado por escalões. Se a declaração for entregue em conjunto por um casal, a taxa de IRS incide sobre o rendimento médio do casal (após divisão por 2 do rendimento total do agregado). Leia ainda: Nota de liquidação de IRS: Como obter no Portal das Finanças