Salário líquido: Saiba quanto vai ganhar em 2022

Mesmo sem o Orçamento do Estado para 2022 aprovado, as novas tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos dos trabalhadores dependentes e pensões foram publicadas no dia 3 de dezembro. 

Uma das alterações em 2022 é que mais pessoas ficam dispensados de pagar imposto, devido ao aumento do salário mínimo dos atuais 665 euros para 705 euros.  

Segundo o despacho n.º 11943-A/2021 “o Governo dá continuidade ao ajustamento progressivo entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar, que se mostra particularmente necessário nas tabelas relativas ao trabalho dependente (casado e não casado), uma vez que as tabelas relativas às pensões já se encontram ajustadas”. 

Por outro lado, uma vez que, para já, não haverá novo Orçamento do Estado, o imposto global a pagar no final não varia, uma vez que não há alteração nos escalões de IRS. 

Simulações indicam que os portugueses podem ganhar entre 1 e 5 euros a mais por mês 

De acordo com as simulações do Ministério das Finanças, e dependendo do rendimento de cada contribuinte, os trabalhadores portugueses vão poder ganhar entre um e cinco euros a mais por cada mês em 2022. Vejamos essas simulações: 

O Ministério referiu ainda, em comunicado, que “as novas taxas garantem às famílias portuguesas uma liquidez adicional de 175 milhões de euros, ao longo do próximo ano, um valor inferior aos 200 milhões dados em 2021”.  

Maior número de contribuintes isentos 

Com a subida da remuneração mínima mensal garantida para os 705 euros por mês, o Ministério das Finanças sublinha o aumento do número de contribuintes isentos, uma vez que esta medida vai abranger os salários e as pensões dos cidadãos que recebem até 710 euros mensais. 

Recordamos apenas que, mesmo para aqueles que ficam isentos do imposto de retenção na fonte, e caso sejam trabalhadores no ativo, é descontado 11% para a taxa social única. No caso dos funcionários públicos que usufruam do serviço de ADSE, descontam ainda 3,5% para o subsistema de saúde. 

Leia ainda: IRS e Segurança Social nas componentes do salário

Quanto vou passar a descontar em 2022? 

simulador de salário líquido 2022 do Doutor Finanças pode ajudá-lo a perceber não só quanto vai passar a descontar, mas também exatamente quanto vai ganhar na sua conta no final do mês.  

Através do seu caso em específico e de números exatos, vai conseguir planear melhor as suas finanças pessoais. Para tal, deve preencher todos os espaços do formulário do simulador com as componentes dos seus rendimentos, e são elas:  

Leia ainda: Como vai evoluir o meu salário líquido em 2022?