Dúvidas frequentes colocadas ao Doutor Finanças

O Doutor Finanças tem ajudado cada vez mais pessoas a esclarecer as suas dúvidas e a melhor gerir o seu dinheiro. Colocaram-nos centenas de questões nos workshops gratuitos que realizámos, no nossos site ou via telefone, email ou Facebook, tais como:

É possível ter crédito pessoal ou crédito consolidado tendo problemas bancários?

Ter problemas bancários significa que tem incumprimentos reportados na Central de Responsabilidades do Banco de Portugal. Enquanto esse(s) incumprimento(s) existir(em) não é possível ter financiamento. E se alguém disser o contrário é porque está a ser alvo de burla. Por Lei, não pode haver financiamento com incumprimentos. O que faz todo o sentido. Se um devedor não consegue pagar a tempo e horas os créditos que tem, como quer ter mais financiamento?

Leia ainda: Está na lista negra do Banco de Portugal? Saiba como pode sair

O que preciso para fazer um crédito consolidado?

Um crédito consolidado é um financiamento que lhe permite liquidar todos os outros créditos e ficar com apenas uma prestação. Esta solução pode trazer muitas poupanças, pois as taxas de juro num crédito consolidado poderão ser significativamente mais baixas que aquelas que tem nos produtos que está a consolidar. Mas como financiamento que é, terá de cumprir os requisitos próprios para ter um crédito: estabilidade profissional, taxa de esforço suportável, ausência de incumprimentos, entre outros. O Doutor Finanças faz esta análise por si através desta página.

Leia ainda: Crédito Consolidado: Tudo o que precisa saber

É possível baixar o spread do meu crédito habitação?

Sim. Os spreads dos créditos habitação podem ser negociados. Muitos portugueses têm spreads mais elevados do que aqueles que se praticam atualmente. Para isso é necessário negociar com o nosso banco ou procurar outros credores que ofereçam melhores condições. No Doutor Finanças temos conseguido várias transferências de crédito habitação que permitiram grandes poupanças mensais para os orçamentos familiares. Naturalmente se o seu spread for muito perto de zero, pouco poderá ser feito com esse crédito específico, se bem que poderá ser possível consolidar outros créditos no seu crédito habitação, por exemplo. Se deseja uma análise do seu crédito habitação e/ou está à procura do melhor spread, contacte-nos através desta página.

Leia ainda: Como ter um spread mais baixo do que a simulação do seu banco

Tenho vários créditos e alguns incumprimentos. Posso ter ajuda?

O facto de ter algum crédito em incumprimento não significa que esteja “tudo perdido”. Por vezes, o incumprimento até pode dar maior força negocial para encontrar novas soluções. Mesmo que ainda não estivesse em incumprimento, se sente que tem dificuldades em cumprir com as suas responsabilidades bancárias deve iniciar rapidamente um processo de negociação de dívidas junto de todos os credores. Na nossa equipa temos conseguido apresentar reduções de cerca de 35% nas prestações mensais. E é importante deixar claro que só recebemos pelo nosso trabalho se efetivamente tivermos conseguido reduzir o sufoco mensal dos créditos no seu orçamento. Se precisa da ajuda do Doutor Finanças para baixar as suas prestações mensais, contacte-nos aqui.

O Doutor Finanças consegue negociar empréstimos de empresas?

O foco do Doutor Finanças está nas famílias e na gestão das finanças domésticas. As dívidas de empresas podem ser reestruturadas, mas os prazos, as taxas e as condições são muito distintas das soluções que existem para os particulares. Estamos do lado das famílias e é para isso que a nossa equipa está preparada para apoiar.

Já fui burlado. Como posso evitar ser burlado outra vez?

Infelizmente, as burlas com pedidos de crédito pela internet têm acontecido com alguma regularidade. Para evitar ser burlado sugerimos que nunca pague comissões de análise de processo, que assine sempre um contrato (certifique-se que a entidade tem uma morada física e não um apartado) e procure informar-se da idoneidade da instituição.

Para lhe dar garantias, o Doutor Finanças nunca cobra comissões de análise e as soluções apresentadas só têm um custo em caso de sucesso (e depois deste ser efetivado).

Tenho uma penhora. Posso alterar a minha situação?

As situações de penhora implicam que houve uma ação judicial e nós só atuamos extrajudicialmente. Mas se a penhora de 1/3 está a sufocar as suas contas pode procurar apoio jurídico para reduzir para 1/6 e, em simultâneo, o Doutor Finanças irá negociar com os outros credores. Pois, se já tem uma penhora é muito provável que precise de ajuda a negociar os restantes créditos para evitar ter penhoras "em fila de espera".

Leia ainda: Créditos e Penhoras – Tudo Tem Solução

Quanto tempo demora a análise/diagnóstico?

O nosso compromisso é de apresentar um diagnóstico gratuito no espaço de 48 horas úteis. No entanto, devido ao volume da procura e da complexidade de alguns processos, este prazo é uma média estimada de tempo de resposta. Mas uma coisa é certa: da nossa parte nunca ficará sem resposta!