Conheça a consultora Joana Bernardo

Joana Bernardo, bem disposta, com um ar doce e sempre disponível para ajudar e esclarecer as dúvidas dos nossos clientes, diz que a melhor parte de si é a sua família. Fique a saber o que é mais gratificante no seu trabalho na equipa de Crédito Consolidado no Doutor Finanças.

consultora do doutor finanças

Já aprendi muito desde que estou no Doutor Finanças, aprendi por exemplo, que, com simples 20€, em vez de gastar em bens desnecessários posso poupar e, ao final de um ano, investir em formação ou "gastá-lo" com o meu filho, na compra de livros ou jogos didácticos (no caso de uma criança ainda pequena), dinheiro esse que será bem investido, ao invés de ter de recorrer a cartões de crédito.

Como se descreve? 

Bem-disposta, simples e apaixonada pela família. 

O que faz ou qual é o seu trabalho na equipa do Doutor Finanças?           

Integrada na equipa de Crédito Pessoal e Consolidado, ajudo pessoas a poupar procurando melhores soluções de forma a que as famílias consigam pagar menos e com o mínimo esforço 

Qual é a melhor parte do seu trabalho? 

Ver o encargo mensal de uma família a diminuir e, com isso, ajudar a terem mais liquidez disponível por forma a aproveitarem mais a vida junto das suas famílias. 

Como é trabalhar no Doutor Finanças?  

Trabalhar no Doutor Finanças é como estar em casa! Junto das pessoas que gostamos, num ambiente muito próximo ao familiar. É ver as pessoas a crescerem e ajudá-las a crescer, é divertirmos-nos junto delas, é sentir que não é um emprego mas sim um hobbie. É gratificante!

Põe em prática os ensinamentos do Doutor Finanças na sua própria vida financeira? Qual é a dica/prática financeira da qual não abdica na sua vida pessoal? 

Claro que sim. Aliás, já aprendi muito desde que estou no Dr. Finanças. Aprendi por exemplo que, com simples 20€, em vez de gastar em bens desnecessários posso poupar e, ao final de um ano, investir em formação ou "gastá-lo" com o meu filho, na compra de livros ou jogos didácticos (no caso de uma criança ainda pequena), dinheiro esse que será bem investido, ao invés de ter de recorrer a cartões de crédito.

Uma dica financeira, é elaborar um mapa mensal com todos os encargos onde verificamos onde realmente gastamos o nosso dinheiro e, com isso, ficar apenas as despesas essenciais e fixas. Desta forma, irão notar que os portugueses são realmente muito consumistas em coisas supérfluas e só não poupam porque não querem. 

Qual é o seu pior defeito a gerir dinheiro e que gostaria de melhorar?  

Antes de entrar no Doutor Finanças, não antevia os gastos a longo prazo, isto é, gastava por impulso no momento, só que esse gasto fazia toda a diferença para outra situação de urgência que pudesse surgir. É tudo uma questão de saber gerir saudavelmente o orçamento familiar.

Acredito que posso vir a melhorar muito mais, mas ainda estou por descobrir como continuar a fazê-lo. Sei que apesar de tudo o que possamos ter de mais relevante, é possível chegarmos ao final do mês e ter ainda rendimento líquido disponível que podemos associar à poupança. 

Partilhe a sua melhor dica de poupança com os leitores do Doutor Finanças. 

Numa simples ida ao supermercado, fazer uma lista do que realmente se precisa lá em casa e segui-la. Sem esta lista, por vezes, temos tendência a olhar para produtos que estão em promoção, mas que na verdade nem fazemos uso deles.  

Esperamos que tenha gostado de conhecer a consultora Joana Bernardo. Aproveita e veja ainda as Dicas de Poupança que o Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças tem para lhe dar neste artigo.