Love Brand: Doutor Finanças

Uma Love Brand representa um conceito que vai muito além de um negócio bem-sucedido. De forma resumida, é quando uma marca “conquista o coração” dos clientes, que se tornam verdadeiros embaixadores, fazendo com que a marca seja amada e valorizada.

As marcas que estão neste universo, ultrapassam as barreiras do simples reconhecimento e satisfação do cliente. Criam laços emocionais com o seu público-alvo, o que se traduz num relacionamento duradouro e leal. Essas marcas são capazes de despertar paixão, emoção e fidelização e caracterizam-se por: 

Os aspetos distintivos de ser uma Love Brand 

Ser uma Love Brand é muito mais do que um "estado de alma". É a ligação que se constrói, centrada no outro, nas suas necessidades e preocupações. Verdade seja dita, ser uma Love Brand acaba por ser algo muito benéfico para a própria marca. Se está curioso sobre quais os principais aspetos que distinguem uma Love Brand, partilho os mais relevantes:

Fidelização de clientes

Clientes satisfeitos são mais propensos a manterem-se fiéis à marca, mesmo quando existem outras opções no mercado. 

Atração de novos clientes

A boa reputação, e o Word of Mouth, gerado pelos clientes satisfeitos atraem novos consumidores, o que impulsiona o crescimento do negócio. 

Resiliência

As Love Brands estão melhor preparadas para enfrentar as adversidades do mercado, já que os clientes estão dispostos a continuar a apoiá-las mesmo em momentos de crise. 

Valorização da marca e Brand Equity

A preferência dos consumidores por uma Love Brand pode levar a um aumento do seu valor no mercado. Isto constrói-se ao longo do tempo através de várias interações do consumidor com a marca, como por exemplo, através das experiências de compra, publicidade, marketing, serviço ao cliente e outras atividades de Branding.

Representa, de forma menos tangível, a reputação e o reconhecimento que uma marca ganhou, bem como a lealdade e preferência dos consumidores em relação a essa marca em comparação com as marcas concorrentes. Nas avaliações das empresas é dos aspetos mais difíceis de medir. Brand Equity e Goodwill são, por vezes, conceitos que surgem juntos e significam o mesmo. 

Outros conceitos relevantes 

O Share of Wallet, o Share of Mind e o Share of Heart são igualmente três conceitos importantes utilizados em Marketing e Estratégia para compreender e medir as preferências, lealdade e envolvimento dos clientes. 

Share of Wallet

Refere-se à percentagem do gasto total ou orçamento de um cliente que uma empresa ou marca específica consegue captar. Indica a percentagem do poder de compra de um cliente que um negócio é capaz de garantir em comparação com os seus concorrentes.

As empresas têm como objetivo aumentar a sua Share of Wallet, oferecendo produtos ou serviços apelativos que correspondam às necessidades dos seus consumidores, proporcionando excelentes experiências ao cliente e fomentando a fidelização. 

Share of Mind

Refere-se ao nível de consciência, atenção e consideração que uma marca ou empresa ocupa na mente de um cliente em comparação com os seus concorrentes. Mede o espaço mental que uma marca ou empresa ocupa nos pensamentos de um cliente quando este pensa numa determinada categoria de produtos ou serviços.

As empresas procuram aumentar a sua Share of Mind através de estratégias eficazes de marketing e publicidade, posicionamento da marca e mensagens consistentes para criar uma perceção favorável na mente do seu público-alvo. 

Share of Heart

Refere-se à ligação emocional e à lealdade que os clientes têm para com uma marca ou empresa. Mede o nível de satisfação do cliente e a lealdade e afinidade para com uma determinada marca ou empresa com base em fatores emocionais, como por exemplo a confiança, valores e a personalidade da marca.

A Share of Heart é muitas vezes construída através de experiências positivas do cliente, interações personalizadas e uma relação duradoura entre a marca e o cliente. 

Leia ainda: A Experiência do Cliente

Doutor Finanças a Love Brand da Intermediação de Crédito 

Podemos afirmar com confiança que o Doutor Finanças conseguiu alcançar o estatuto de Love Brand devido a diversos fatores.

Com uma pontuação de 4,9 em 5 nas avaliações do Google e um NPS (Net Promoter Score) de 87 em 2022, é evidente que os nossos clientes estão extremamente satisfeitos com os nossos serviços. Estes são alguns dos motivos pelos quais o Doutor Finanças começou a ocupar de forma tão consistente um lugar no coração dos seus clientes: 

Excelência no Atendimento 

Somos customer-centric. Valorizamos cada cliente e procuramos sempre oferecer um atendimento hiperpersonalizado, baseado nas suas necessidades e expectativas específicas.

Com mais de 220 colaboradores, temos uma equipa de profissionais qualificados (os especialistas) que trabalha incansavelmente para garantir que os nossos clientes têm a melhor experiência possível, desde o primeiro contacto até a conclusão do seu processo de crédito. 

Leia ainda: A melhor experiência do cliente ao serviço do bem-estar financeiro

Transparência, Isenção e Ética 

Sabemos que um processo de crédito pode ser complexo e, por vezes, stressante. Por isso, prezamos pela transparência e ética em todas as nossas ações.

O nosso objetivo é ajudar os clientes a compreenderem todos os detalhes do processo, garantindo que possam tomar decisões informadas e conscientes, tendo sempre em conta o seu bem-estar financeiro. Além disso, trabalhamos com os melhores parceiros no mercado, tendo a isenção como um dos pilares na apresentação das melhores propostas. 

Inovação, Adaptação e Segurança 

Acompanhamos de perto as tendências e inovações do mercado, adaptando-nos constantemente para oferecer soluções cada vez mais eficientes e vantajosas aos nossos clientes. Com um CRM proprietário (Clínica) e uma PWA (Fale com o Doutor), os nossos clientes têm ao seu dispor todas as ferramentas para acompanharem o seu processo de forma simples e intuitiva, sempre num ambiente de máxima segurança e confidencialidade.  

Além do Cliente, Cuidamos dos Nossos 

Trabalhar no Doutor Finanças é uma experiência singular. Em 2022, fomos distinguidos com o 4.º Melhor Lugar para Trabalhar em Portugal (empresas entre 101-200 colaboradores) no Best Workplaces™, do Great Place to Work® Portugal. Este feito só foi alcançado porque 99% dos nossos colaboradores diz ter orgulho em trabalhar no Doutor Finanças, 98% orgulha-se do contributo da empresa para a comunidade e 93% sente que o seu trabalho tem um significado especial e não é só “um emprego”.

Isto é fruto da cultura organizacional que temos vindo a construir ao longo dos últimos 8 anos, na qual o foco, o respeito e o amor pelo próximo são valores fundamentais. 

Em conclusão, num negócio, o compromisso entre o relacional e o transacional não é fácil de alcançar. Temos consciência que (ainda) não nos podemos comparar à história de outras Love Brands como a Apple, a Coca-Cola, a Nike, a Disney ou até a Harley-Davidson, mas sabemos que estamos a fazer “o bem, bem feito” mais do que com muita paixão, com muito amor.