Certidão de teor predial: o que é, quanto custa, como obter?

A certidão de teor ou caderneta de registo predial está relacionada com a compra, arrendamento ou venda de um imóvel.

Este documento é absolutamente indispensável na hora de efectuar qualquer uma das transacções anteriormente mencionadas

O que é a certidão de teor predial?

De uma forma bastante simples, a certidão de teor ou certidão permanente de registo predial é como se fosse o bilhete de identidade do imóvel. É neste documento que está inscrita toda a informação dos registos efectuados nele até a data.  

Esta certidão descreve de uma maneira muito detalhada todo o histórico da habitação no que se refere à sua constituição e localização. Além disso, também serve para confirmar a titularidade dos seus proprietários.

Também menciona a possível existência dos encargos associados ao imóvel (penhoras, hipotecas, usufrutos que se encontrem registados ou registos pendentes). Esta certidão permite desta forma um conhecimento total da sua situação em termos jurídicos.  

Existem diversas situações, em que vai precisar de ter consigo esta certidão de teor, como por exemplo:  

Leia ainda: Caderneta Predial: o documento essencial na compra de casa

Se por outro lado, pretende vender o imóvel:  

Leia ainda: Vender casa sozinho: tudo o que precisa saber

Se a situação for de arrendamento: 

Leia ainda: Programas de apoio ao arrendamento

Quanto custa e como obter?

Para ter acesso a certidão de teor predial ou registo permanente, pode optar por deslocar-se a uma conservatória do registo predial. O custo é de 20€. Em alternativa, pode pedir online no site do Registo Predial Online onde o valor a pagar é de 15 euros.  

A vantagem em pedir a certidão online é que para além de ser mais barata, sempre que necessitar de alterar um ato de registo, este é alterado de forma automática. A certidão tem a validade de 6 meses após a sua solicitação.  

A certidão de teor serve como prova para efeitos legais perante qualquer entidade pública e privada dos registos referentes a qualquer imóvel presente na base de dados do Sistema Integrado de Registo Predial.