Como pedir um apartado e quais os custos e benefícios

Com certeza que já conhece ou ouviu falar do serviço de apartado. É um dos vários serviços disponibilizados à população pelos CTT. Os apartados são uma alternativa à tradicional caixa de correio de sua casa, para a receção de correspondência.

O que é um apartado?

Um apartado é simplesmente uma caixa de correio situada nas lojas ou estações CTT, designada por Caixa Postal. É identificada por um número, o número do Apartado,

Assim, o utilizador deste serviço de apartado passa a receber a sua correspondência na própria estação dos correios, com uma chave própria, ao invés de a receber na sua efetiva morada.

No caso de contratar um apartado, para além do número do apartado, o endereço deve conter também o nome da rua e identificação da estação ou posto dos CTT onde tem a sua Caixa Postal. Desta forma permite que a correspondência dirigida a si, através do apartado, chegue sem percalços.

Com requisitar?

Para requisitar este serviço, deve dirigir-se a um posto CTT e preencher o formulário destinado à requisição de apartados.

Pode ser requisitado por pessoa singular ou por empresas. Existe um formulário específico para cada situação. No caso de pessoa singular, para além do formulário, é necessária a identificação e reconhecimento da assinatura do requisitante e de todos os elementos envolvidos no pedido. No caso de empresas é ainda necessária a apresentação de um documento que comprove a sua qualidade enquanto representante da empresa.

Qual o tipo de correio que pode receber no apartado?

Pode receber no seu apartado diversos tipos de correspondência:

O correio registado e as encomendas terão que, obrigatoriamente, ser levantadas ao balcão dos CTT.

O seguinte tipo de correspondência não pode ser recebida através do seu apartado, sendo enviada para a sua morada efetiva de domicílio:

O que é aviso eletrónico?

O aviso eletrónico de apartados é um serviço que pode ser acrescentado aquando da requisição do apartado. Pode ainda ser acrescentado no momento da renovação ou em qualquer altura antes de terminar o ano civil. Este aviso permite que seja notificado por email ou SMS para o seu telemóvel sempre que receba correspondência na sua caixa postal.

Este serviço tem um custo anual e permanece válido pelo mesmo período do apartado, caso não o cancele. Caso proceda, em qualquer momento, ao cancelamento do serviço, tem de o fazer presencialmente na Loja CTT onde o apartado se encontra, sem direito à restituição do pagamento.

O cancelamento do aluguer do apartado obriga a que o serviço de aviso eletrónico de apartados seja também cancelado.

Quais os prazos que deve ter em conta se tiver um apartado?

No que toca à adesão/ renovação do apartado tem que ter em conta que:

Em relação ao levantamento da correspondência tenha em atenção que:

Quais os benefícios de ter um apartado?

Optar por este serviço tem várias vantagens:

Quais as desvantagens do apartado?

O serviço de apartado também tem algumas desvantagens, com o seu custo anual e a deslocação que o utilizador terá de fazer à estação dos correios para levantar a correspondência.

Quanto aos custos associados ao serviço, a adesão custa 50€ enquanto a renovação custa 30€. O aviso eletrónico de correspondência é um serviço complementar com o custo de 8€.

A estes valores acresce o IVA em vigor à taxa legal. Se a adesão for feita a partir de 1 de Julho (2º semestres), só pagará metade do valor anual. Isto é, o custo anual de requisição é desdobrado em semestres, pagando o requisitante o número de semestres que decorrem desde a data de requisição até final do ano civil. Inclui-se o semestre em que se processa a sua requisição.

A renovação pode ser feita automaticamente se o pagamento do serviço for efetuado até ao último dia útil do mês de dezembro.

No caso de correspondência enviada para a sua caixa postal, que exceda as dimensões permitidas pelo apartado, será deixado um aviso no prazo de uma hora após a aceitação da mesma pelo balcão do posto dos CTT. No entanto, a este tipo de correspondência também está associado um custo. Deverá pedir para consultar esta tabela de preços caso espere receber encomendas que excedam as dimensões habituais. 

Posso cancelar o apartado?

O cancelamento do apartado só poderá acontecer se se verificar uma das seguintes situações:

Posso transferir para outra loja CTT?

Sim é possível transferir o seu apartado para outro balcão dos CTT. Para isso terá que pagar a respetiva taxa de alteração. Consulte a mesma nos serviços dos CTT ou no website oficial.

É possível alterar os dados?

Sim, pode alterar os dados do seu apartado sempre que desejar. O titular pode proceder à alteração dos seguintes dados:

Quais os deveres dos CTT e do requisitante do serviço?

Responsabilidade dos CTT:

Responsabilidades do Cliente:

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