Qualidade laboral: método japonês dos 5 S

O método dos 5 S tem como principal objetivo organizar a disciplinar o local de trabalho, para alcançar a qualidade máxima.
Esta metodologia japonesa, já transporta para o mundo ocidental, obedece à implementação no seio das empresas, de mecanismos que visam conferir uma gestão mais organizada e disciplinada das tarefas.

Cada S tem uma definição prática que, quando aplicada em conjunto com as restantes, consegue traduzir- se em resultados mais concretos no âmbito da gestão de uma organização. 

Para que serve este método?

Esta metodologia tem como objetivo que o local de trabalho do colaborador seja uma ferramenta útil que aumente a produtividade. Ao haver mais organização na secretária ou no edifício onde se trabalha, é possível ter melhores condições de trabalho, aumentando também a motivação pessoal.

Quais os 5 S deste método?

Os 5 S representam cinco palavras japonesas começadas por S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Este modelo organizacional, quando corretamente aplicado, ajuda na motivação das equipas de trabalho sendo mais facilitado o caminho para as metas a que a empresa se propõe.

Assim, verdadeiro objetivo é agilizar e melhorar os meios ao alcance dos trabalhadores e da empresa. Isto para que o essencial seja levado em primeiro plano e que o acessório não influencie negativamente nas tarefas que têm de ser levadas a cabo.

Benefícios da metodologia

O método dos 5 S tem benefícios visíveis e alguns deles mudam comportamentos. Entre os principais benefícios estão:

Leia ainda: Alterações ao código do trabalho: saiba o que mudou

Agora que já conhece os 5 S desta metodologia japonesa, inspire-se e melhore o seu local de trabalho, de forma a promover o bem estar e a produtividade.