Prazo para entrega da baixa médica

Numa falta ao trabalho por doença, normalmente imprevisível, a comunicação deve ser feita tão rápido quanto possível. Nas demais ausências, ou baixa prevista, a comunicação à entidade patronal deve ser feita com antecedência mínima de 5 dias. Nada haverá a comunicar à Segurança Social, salvo nos casos (invulgares) de Certificados de Incapacidade Temporária em papel. Se achar que o seu período de doença não vai ultrapassar os 3 dias, então não terá que fazer nada, a não ser ir ao Portal (ou App) do SNS 24, e autodeclarar-se doente.

Prazo para entrega da baixa médica à entidade empregadora

De acordo com o Código do Trabalho, uma ausência ao trabalho deve ser comunicada à empresa com a antecedência mínima de 5 dias (seguidos / de calendário), se a mesma for previsível.Em caso de doença, que é imprevisível, não sendo possível cumprir os 5 dias, a comunicação deve ser feita logo que possível. Deve ser entregue à entidade patronal uma cópia autenticada do Certificado de Incapacidade Temporária (CIT), que é emitido pelo médico de família. Pode ser enviado, inicialmente, por e-mail, mas terá, logo que possível, que ser entregue a versão em papel. O CIT confirma a incapacidade para o trabalho e indica se a baixa é inicial (início da incapacidade) ou se é um prolongamento da baixa. O empregador pode, nos 15 dias seguintes à comunicação da ausência, exigir ao trabalhador prova da situação de doença. Esta pode ser feita por declaração de estabelecimento hospitalar, ou centro de saúde ou ainda por atestado médico. Caso a situação de doença se prolongue para além do prazo estipulado inicialmente, deve ser apresentado novo certificado de incapacidade temporária.

Falha na apresentação de comprovativo à entidade empregadora

A não apresentação do documento comprovativo de incapacidade para a atividade laboral dá origem a falta injustificada. A apresentação ao empregador de declaração médica fraudulenta como prova da situação de doença, constitui falsa declaração para efeitos de justa causa de despedimento. A oposição do trabalhador, sem motivo válido, à verificação da doença pelo empregador, determina que a ausência seja considerada injustificada.

Prazo para entrega do atestado médico à Segurança Social

O Certificado de Incapacidade Temporária, emitido pelos Serviços de Saúde, é enviado de forma eletrónica à Segurança Social, nesse momento. É este procedimento automático que vai despoletar o pagamento do subsídio de doença, se a ele tiver direito. Não é, por isso, necessário enviar o CIT à Segurança Social. Só em casos de força maior, que não permitam ao Serviço de Saúde, a transmissão eletrónica do CIT, é que este pode ser aceite em papel. Neste caso, o prazo para entrega à Segurança Social é de cinco dias úteis, contados da data em que é emitido pelo médico. Para ter direito ao subsídio, terá de ter descontado 6 meses (seguidos ou não) para a Segurança Social, ou outro sistema de proteção social que assegure um subsídio em caso de doença. Caso a situação de doença se prolongue para além do prazo estipulado inicialmente, deve ser apresentado novo certificado de incapacidade temporária.

Quais as obrigações de quem recebe subsídio de doença

Enquanto se recebe subsídio de doença não se pode, em regra, sair de casa. Isto só poderá acontecer para:O CIT permite, no campo respetivo, autorizar saídas, sempre que as mesmas se justifiquem e de acordo com o perfil da doença. Além disso, deve ainda:

Baixa médica de até 3 dias

É possível autodeclarar-se doente no Portal do SNS 24 ou na App dos SNS 24. Trata-se de uma forma de reduzir a afluência aos centros de saúde para obtenção do CIT para baixas de curta duração. Entrou em vigor a 1 de maio de 2023 e está consagrada no Código do Trabalho desde então. É o próprio trabalhador que se declara incapaz de ir trabalhar, sob compromisso de honra, remetendo, depois, o código de acesso à autodeclaração de doença, à entidade patronal.