Deixa os seus equipamentos em standby? Optimize e poupe dinheiro

Se deixa os seus equipamentos electrónicos em standby, saiba que poderá estar a gastar mais dinheiro. Optimize o seu gasto de energia (e a sua carteira!)

Com certeza já ouviu falar na função de standby, muito relacionada com o facto de deixarmos aparelhos eletrónicos com uma luzinha vermelha acesa. Luzinha essa que se deixada sempre ligada de cada vez que desligamos um aparelho, representa um acréscimo de despesa ao orçamento familiar e em alguns casos, desequilibra o planeamento feito ao longo ano, onde a poupança é um dos objectivos principais.

Optar por desligar tudo ou quase tudo no interior de uma habitação é meio caminho para se baixar na fatura da eletricidade.

Através de simples gestos como por exemplo a eliminação do consumo em standby, pode significar o início de um caminho de poupança eficaz que lhe pode igualmente evitar despesas desnecessárias. Se utilizar corretamente a função standby, pode poupar por ano, cerca de 160 euros.  

Aprender a utilizar a função standby de uma forma correcta e mais eficiente, não custa nada. Custa literalmente se continuar a ver nesta função uma espécie de inimiga da poupança e não uma aliada. Até porque tem tudo a ganhar com o uso mais inteligente da função referida.  

Convém saber que anotar o consumo de eletricidade dos aparelhos com standby, registando os valores que estão presentes na fatura da eletricidade, é o primeiro passo para se saber quanto se pode começar a poupar.  

A partir deste registo pode passar à acção, começando por desligar todos os aparelhos com standby: televisão, box , router, impressora, microondas, máquina do café.

Assim, quais as medidas a tomar para que a poupança seja significativa ao fim de ano?  

Estas são apenas algumas das medidas que pode começar a colocar em prática, para poupar mais uns euros ao final de cada ano na sua fatura de eletricidade. O consumo nunca fica reduzido a zero, mas no final vai notar a diferença.

Poupe energia e poupe na sua carteira. Leia também mais artigos sobre o mesmo tema: