Qual a diferente entre leasing operacional e leasing financeiro?

A grande diferença entre leasing operacional e leasing financeiro está no valor residual e na transferência ou não de vantagens e riscos.

Leasing Operacional

No leasing operacional estabelece-se um contrato de locação tradicionalmente de curta duração. Nele, o locador cede a utilização temporária de um bem a um locatário, em troca do pagamento de uma renda. No final do contrato não se prevê a aquisição do bem pelo locatário (a transferência da propriedade jurídica para o nome do locatário). Se houver interesse em adquirir o bem, o valor do bem será o seu preço de mercado nessa altura.

Neste caso, a prestação de serviços de conservação e manutenção está por conta do locador. O locatário recorre ao locador durante a vigência do contrato para a prestação de todos os serviços de conservação, manutenção, contabilidade e auditoria, ligados ao bem.

Leasing Financeiro

No leasing financeiro acorda-se um contrato no qual uma das partes (o locador) cede o gozo temporário de um bem a outra parte (locatário) mediante um pagamento. No final do prazo do contrato, o locatário tem a opção de compra do bem por um valor residual.

No leasing financeiro existe a transferência das vantagens e os riscos do bem (desgaste, manutenção) para o locatário.

Leasing Operacional vs Leasing Financeiro

A locação operacional não se considera como financeira. A locação financeira, segundo o decreto-lei n.° 149/95 de 24 de junho, é a aquela em que “uma das partes se obriga, mediante retribuição, a ceder à outra o gozo temporário de uma coisa, móvel ou imóvel, adquirida ou construída por indicação desta, e que o locatário poderá comprar, decorrido o período acordado, por um preço nele determinado ou determinável mediante simples aplicação dos critérios nele fixados.”