Onde Denunciar Fraudes na Internet?

Depois de ter conhecimento das fraudes mais frequentes na internet tem de saber como as denunciar. Estes são alguns exemplos de como reclamar de fraudes sofridas em Portugal.

Servidor

Marque uma mensagem fraudulenta que recebeu na caixa de correio eletrónica imediatamente como spam para o seu servidor ficar automaticamente avisado. Faça o mesmo com um website fraudulento.

Sites de compras

Se a burla ocorreu num site de leilões deve procurar a secção de burla deste site e fazer a sua denúncia.

Redes sociais

Outra opção é espalhar a notícia da fraude online, pelas redes sociais ou por e-mail.

Polícia Judiciária

Se deu os números bancários a pessoas indevidas, por exemplo, deve contactar o seu banco com urgência e a secção de burla informática da Polícia Judiciária.

Autoridades na internet

Para fechar os sites fraudulentos e identificar os responsáveis pelas fraudes pode contactar autoridades de regulação de fraudes na internet. Um exemplo é o IFCC (Internet Fraud Complaint Center), um departamento do FBI que atua em todo o mundo com o apoio da polícia e doutras entidades.

PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) dispõe uma página online para a denúncia de fraudes onde pode apontar fraudes de diferentes categorias, como fiscais, desportivas, de comércio internacional (área mais comum na internet), de entidades públicas e privadas.

DECO

A DECO Proteste é perita em ajudar consumidores insatisfeitos. Pode contactar a DECO para retirar dúvidas quanto a fraudes sofridas.