Renting vs Leasing: qual a melhor solução para ter um carro?

Cada vez mais o automóvel assume-se como o meio de transporte mais privilegiado pelos portugueses. Apesar de termos as nossas cidades cada vez melhor dotadas de infraestruturas de transportes públicos, os veículos automóveis assumem-se como o meio de transporte preferencial.

De acordo com dados de 2018 do Eurostat, Portugal é o segundo país da Europa onde se usa mais o automóvel para as deslocações no quotidiano, representando 88% do total das deslocações.

Mas a aquisição de um automóvel nem sempre é uma solução apetecível para muitos portugueses, seja por não quererem contrair um crédito, pelas grandes despesas em impostos ou pela manutenção que estes acarretam, entre outros fatores.

Assim, o Leasing e o Renting têm-se assumido como alternativas viáveis para quem necessite de equilibrar o seu orçamento familiar.

De acordo com um estudo levado a cabo pela Deloitte, e cujos resultados foram divulgados na página da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, estes setores “assumem um papel fundamental para o futuro da sociedade, nomeadamente na contribuição para a gestão da tesouraria das empresas portuguesas, para o futuro da mobilidade, para a sustentabilidade ambiental e inovação e como impulsionador para a transição para uma economia verde e circular”.

Neste artigo damos a conhecer as principais diferenças, as vantagens, desvantagens e também as especificações do Leasing e do Renting automóvel, para que possa optar pela alternativa mais adequada às suas necessidades.

Leia ainda: Soluções de mobilidade das cidades

Leasing, uma alternativa flexível

De uma forma muito simples, o Leasing é uma modalidade bastante flexível porque lhe permite adquirir uma viatura (nova ou usada) diretamente a uma empresa ou instituição financeira que lhe cobrará uma mensalidade durante um determinado período de tempo. Findo esse período, o cliente tem a possibilidade contratual de adquirir o automóvel, acertando o valor residual do mesmo.

Não obstante, o contrato pode ser cessado a qualquer altura por parte do cliente, estando este sujeito ao pagamento de uma comissão.

Quais as vantagens do leasing?

● Normalmente as mensalidades são mais baixas que o crédito automóvel;

Financiamento de 100% do valor inicial, já com todos os encargos legais incluídos;

● Isenção do imposto de selo na comissão de abertura do processo (os valores dos juros são diluídos na mensalidade);

● Flexibilidade na negociação do valor na compra de um carro novo;

● Benefícios fiscais para empresas.

Quais as desvantagens do leasing?

Mas esta modalidade também tem as suas desvantagens, Em casa estão:

Além disso, durante o período contratual, o comprador não usufrui dos direitos de propriedade do veículo.

Renting, previsibilidade garantida

Na modalidade de renting, no valor da mensalidade inclui-se não só a utilização do veículo, mas também todos os serviços associados, nomeadamente manutenção, seguro automóvel, assistência em viagem, pneus, veículo de substituição, IUC, inspeções periódicas obrigatórias, apoio ao cliente, entre outros.

Resumidamente, o cliente paga a mensalidade até ao final do contrato (ou número de quilómetros acordados) pela utilização do veículo, tudo o resto está a cargo da empresa locadora do serviço.

À semelhança da modalidade de leasing, no final do período contratual, que pode ir até 5 anos, o cliente tem a possibilidade de adquirir a viatura, mediante o pagamento do valor residual.

Este é um instrumento muito utilizado por empresas, pois possibilita que estas ajustem as suas frotas às necessidades do momento, e traz ainda benefícios fiscais para as mesmas.

As principais vantagens do renting

● Todos os serviços associados estão incluídos na mensalidade;

● Preços mais competitivos;

● Comodidade e livre de preocupações;

● Facilidade na gestão de despesas.

As principais desvantagens do renting

Tal como na modalidade de Leasing, também esta modalidade tem as suas desvantagens.

No caso de rescisão antecipada do contrato por parte do cliente, este pode estar sujeito a penalizações que variam de acordo com a empresa locadora.

Qual a melhor solução para si?

Como deve calcular, não existe uma resposta inequívoca a esta pergunta, visto que cada situação é específica e as opções dos clientes variam de acordo com diversas condicionantes e as suas necessidades.

No entanto, a sugestão para que decida qual a melhor opção para si, se leasing ou renting, é que se informe sobre as diferentes ofertas do mercado, mais especificamente no que respeita ao financiamento.

Assim poderá analisar qual o modelo mais vantajoso para si de acordo com a sua finalidade, utilização e condicionantes pessoais e financeiras.