Roubo de identidade: O que é e o que deve fazer se for vítima

Nunca, como hoje, fomos tão sensibilizados para as questões de cibersegurança. Os ataques estão cada vez mais sofisticados, o que se torna um desafio premente preservarmos a nossa segurança online.

Assim, um dos crimes a que pode estar exposto é o roubo de identidade. Neste artigo, explicamos em que consiste este crime, como evitar ser vítima e o que fazer caso o mesmo ocorra.

O que é o roubo de identidade

O roubo de identidade não é mais do que a apropriação, por terceiros, da sua identidade ou dos seus dados pessoais com objetivos ilícitos. Com a obtenção deste tipo de informação, os criminosos podem conseguir por exemplo, abrir contas em seu nome, fazer transferências da sua conta bancária ou mesmo pedir a aprovação de um crédito. Existem três tipos de roubo de identidade:

Leia ainda: Cibercrimes: O que são? Saiba como prevenir e proteger-se

Como evitar o roubo de identidade

Existem alguns comportamentos que deve adotar para evitar ser vítima de roubo de identidade, como por exemplo;

Leia ainda: 7 hábitos para identificar fraudes por e-mail e proteger os seus dados

O que fazer se for vítima de roubo de identidade

Se for vítima do crime de roubo de identidade pode ver-se numa situação complicada, como por exemplo, ter que provar que não cometeu um determinado crime ou que não solicitou um empréstimo. É por isso muito importante, que se suspeitar que pode ter sido vítima deste tipo de crime, tome de imediato algumas medidas, tais como:

Leia ainda: Como garantir a segurança digital em teletrabalho: 9 recomendações