Como registar ou alterar o IBAN na Segurança Social Direta

O IBAN e outros dados bancários podem ser registado ou alterados na Segurança Social Direta.

Entre na plataforma, em Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso. Depois, escolha "Perfil".

Surgem-lhe todo o tipo de dados que tem registados na Segurança Social e a possibilidade de os alterar. Escolha "Conta bancária":

Se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social ou tem e quer alterar, clique em "Indicar nova conta":

Indique os dados da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. E clique em "Gravar". O processo está concluído.

Esta alteração será válida para todas as prestações que estiver ou vier a receber. Esta alteração não se reflete no Regime Público de Capitalização.

Pode ainda alterar presencialmente o IBAN no serviço de atendimento da Segurança Social, preenchendo o "Modelo MG 2 – DGSS: Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos". Precisa de levar consigo:

Tome nota: o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido do número de identificação bancária (NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta. O NIB a digitar tem 21 algarismos.

O NIB (ou BBAN - Basic Bank Account Number), é o número doméstico de identificação bancária, com 21 dígitos, que está contido no código IBAN. 

O código SWIFT/BIC é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema. Caso contrário, encontra-o igualmente num extrato da sua conta bancária.