Tudo o que pode fazer na Segurança Social Direta

Descubra tudo o que pode fazer na Segurança Social Direta. Esta é uma plataforma de comunicação com o serviço público que, em muitas situações, o pode poupar das filas de espera num balcão de atendimento.

Como fazer o registo na Segurança Social Direta

Para poder fazer algo no portal, há que registar-se primeiro. Se é um cidadão, introduza os dados e confirme a morada e aguarde em casa a password de acesso para usar com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social). No caso das empresas, as que já utilizem os serviços de declarações eletrónicas podem usar a mesma password. As restantes terão primeiro que aderir ao serviço. Feito o registo, eis os serviços disponíveis.

O que um particular pode fazer na Segurança Social Direta?

Dentro da sua sessão vai encontrar cinco grupos de serviços disponíveis na plataforma, com várias opções dentro de cada um deles

Pagamentos e recebimentos

Pedidos

Sem ter que se deslocar a um balcão de atendimento, pode efetuar pela plataforma os seguintes pedidos:

Envios e comunicações

Este é o campo disponível para o cidadão enviar à Segurança Social documentos de prova. Quando se trate de trabalhador independente, pode comunicar por esta via o valor de atividade e serviços prestados a entidades contratantes.

Simulações

No portal Segurança Social Direta, o cidadão tem três tipos de simulações disponíveis:

Dados de identificação

Se os seus dados pessoais sofrerem alguma alteração, também basta aceder à Segurança Social Direta para os atualizar. E, no mesmo campo, pode alterar a palavra-chave que lhe foi enviada ou o seu NIB.

Serviços disponíveis para empregadores

Em geral, os serviços disponíveis para empregadores correspondem ao que podem fazer os cidadãos particulares na Segurança Social Direta, mas há serviços específicos para empresas também disponíveis online.

Pagamentos e recebimentos

Pedidos

Envios e comunicações

Dados de identificação

Aqui, o utilizador pode alterar os dados da entidade empregadora, sem ter que se deslocar a um balcão de atendimento da Segurança Social.