Ser voluntário: Saiba quais os seus direitos e deveres

O princípio básico de ser voluntário é precisamente a vontade de ajudar os outros. Como tal, é necessário ter ao seu dispor as ferramentas necessárias para o exercício da sua atividade, ao mesmo tempo que este exige sentido de responsabilidade. Assim, o Doutor Finanças vem apresentar-lhe um guia de voluntariado, com direitos e deveres que deve em ter conta caso pretenda abraçar uma causa.

Quais os direitos?

Tal como qualquer atividade profissional, ao ser voluntário também possui diversos direitos. Assim, este tem direito a:

Leia também: Seguro Social Voluntário: Conheça este regime contributivo

Quais os deveres?

Ao mesmo tempo que existem direitos, também existem deveres, e ao ser voluntário não é exceção. Além dos direitos referidos anteriormente, existe um conjunto de deveres que um voluntário tem de cumprir para com a organização promotora e os seus profissionais, com os destinatários das ações de voluntariado e, por último, com outros voluntários e com a sociedade em geral.

Para com a organização promotora e os seus profissionais

Assim, para com a organização promotora, um voluntário tem o dever de:

Nesse sentido, a colaboração constante, juntamente com a intenção de potenciar a sua atuação no âmbito de partilha de informação, são alguns dos deveres para com os profissionais da organização promotora.

Leia também: Como escrever uma carta de rescisão?

Para com os destinatários das ações de voluntariado

Da mesma forma, um voluntário deve, para com os destinatários das ações de voluntariado, respeitar a dignidade da pessoa humana, as suas convicções ideológicas, religiosas e culturais, além da sua vida privada e salvaguardar a exposição pública dos beneficiários. Além disso, deve também contribuir para o desenvolvimento pessoal e integral do/a destinatário/a e guardar sigilo sobre assuntos confidenciais.

Leia também: Acordo de confidencialidade: o que é?

Para com os outros voluntários

Da mesma forma, a atividade de voluntariado também exige que deva respeitar a dignidade e liberdade de outros voluntários, reconhecendo-os como pares e valorizando o seu trabalho. Assim como fomentar o trabalho de equipa, contribuindo para uma boa comunicação e um clima de trabalho e convivência agradável também é um dever a cumprir para com os outros voluntários.

Para com a sociedade

Por fim, o voluntário tem também deveres para com a sociedade. Consequentemente, este deve:

Assim, se tem interesse em voluntariado, pode começar por procurar oportunidades na Bolsa do Voluntariado. Para quem procura oportunidades internacionais, então poderá aceder ao Serviço Voluntário Europeu para mais informações.

Leia também: Ajudar causas solidárias: 5 formas diferentes de contribuir