Dia do Trabalhador: Conheça as profissões mais bem pagas em Portugal

As profissões mais bem pagas em Portugal têm vindo a alterar-se anualmente e, também, de acordo com o panorama em que vivemos. Em 2022, a ManpowerGroup enumera as profissões que, atualmente, recebem mais rendimentos anuais.  

O Dia do Trabalhador aproxima-se e, por isso, neste artigo enumeramos as profissões que melhor recebem em Portugal, do 1.º ao 10.º lugar e, ainda, os cursos superiores que, em 2021, tiveram menores taxas de desemprego. 

Profissões mais bem pagas em Portugal em 2022 

Segundo o levantamento da ManpowerGroup, este é então o top 10 de profissões mais bem pagas em Portugal este ano: 

  1. Diretor-geral da área da Saúde – pode receber entre 120.000 e 150.000 euros anuais, uma vez que passou a ser uma profissão bastante valorizada devido ao contexto pandémico que atravessamos. 
  1. Diretor Comercial – recebe entre 100.000 e 150.000 euros por ano, por precisar de demonstrar um caráter de líder e comunicativo, bem como saber enfrentar desafios e delinear uma estratégia comercial para a empresa. 
  1. Chief Information Office – um gerente da área de Tecnologia da Informação está a ganhar entre 110.000 e 140.000 euros por ano, devido à valorização e transformação digital a que temos assistido.  
  1. Diretor de Centro de Serviços Partilhados – um Diretor de Centro de Serviços Partilhados pode ganhar, atualmente, entre 95.000 e 120.000 euros por ano: pois para esta profissão é necessário foco na eficácia operacional e na experiência do cliente numa empresa. 
  1. E-Commerce manager – responsáveis pela gestão e o desenvolver de plataformas de comércio, quem trabalhe nesta profissão está a receber entre 50.000 e 75.000 euros anualmente. 
  1. Big Data Specialist – um especialista em dados avançados nas organizações é outro elemento muito valorizado hoje em dia, pelo que, recebe entre 35.000 e 50.000 euros anuais. 
  1. Cibersecurity specialist – com os mais recentes ciberataques e o aumento do cibercrime, os especialistas em cibersegurança são agora bastante valorizados pelas grandes empresas, o que faz com que estejam a receber, anualmente, entre 45.000 e 60.000 euros. 
  1. Software engineer – profissionais especialistas em linguagem de programação e sistemas operativos e software são considerados, hoje em dia, indispensáveis em empresas, principalmente tecnológicas. Por isso, estão a receber anualmente mais de 45.000 euros. 
  1. Machine Learning Specialist – esta é outra profissão da área das Tecnologias de Informação procurada pelo mercado, e é valorizada por todo o tipo de empresas devido à escassez de candidatos. Ganha mais de 40.000 euros por ano. 
  1. Digital Marketeer – especialista do mundo digital na área da comunicação é também uma profissão valorizada, uma vez que, cada vez mais, as empresas começam a apostar no digital e nos novos canais para chegar a outros clientes. Conseguem ganhar entre 35.000 e 45.000 euros anualmente. 

Leia ainda: Quais as profissões e competências mais procuradas para 2022?

Cursos superiores com menores taxas de desemprego em 2021 

Depois, para ter uma noção dos cursos superiores com maior taxa de empregados em Portugal, enumeramos os que tiveram melhor saída profissional em 2021, de acordo com o InfoCursos 2021 (Dados e Estatísticas de Cursos Superiores): 

  1. Enfermagem nas Escolas Superiores de Saúde: 
  1. Engenharia informática nas seguintes instituições: 
  1. Gestão nas seguintes Escolas Superiores: 
  1. Arquitetura em: 
  1. Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto com 742 diplomados; 
  1. Fisiologia Clínica na Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Lisboa com 124 diplomados; 
  1. Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica com 100 diplomados; 
  1. Educação Básica no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo com 96 alunos diplomados. 

Esta é uma lista que também varia de ano para ano, uma vez que os cursos com maior empregabilidade em 2020 não são os mesmos que se encontram neste top 8 de 2021.

Então, estas são as profissões mais bem pagas em Portugal atualmente, bem como os cursos que tiveram melhores saídas profissionais em 2021. Por isso, se está à procura de emprego ou de decidir o seu futuro em 2022, são duas listas pelas quais se pode guiar.

Leia também: Canudo na mão. Quanto vou ganhar no meu primeiro ordenado?