Amanhã é sempre dia 1

Ainda recém-chegado de, provavelmente, um dos maiores eventos da área de mediação e tecnologia imobiliária do mundo, o INMAN Connect New York, não quis perder tempo para partilhar ideias e conteúdos que vi, ouvi e aprendi e que considero de elevado impacto.

Mas a apresentação que mais me impactou, sem desprezar outros de nível cada vez mais elevado, foi uma palestra baseada nos ensinamentos de Jeff Bezos, o multimilionário CEO da Amazon que tem muito para nos ensinar, e talvez mais ainda para nos inspirar, partilhando vivências e a sua experiência como empresário de sucesso. Essa apresentação começava por uma simples afirmação:

- Na Amazon, todos os dias são o primeiro dia da empresa.

O passado é passado

Esta afirmação marcou-me porque é, na realidade, um mindset, um mindset construído com base na premissa de que o passado já era, ou seja, os resultados que se obtiveram no ano passado, no semestre passado, no mês passado ou mesmo na semana passada são mesmo isso, passado!

Cada novo dia tem de ser planeado e vivido para ser sempre o primeiro dia, o dia 1.

Para que o dia 1 seja a continuidade do sucesso da empresa, ou de qualquer empresário, e para que o dia 2 seja uma realidade sustentada, foram apontadas algumas atitudes que não podem faltar:

- Competência – será necessário continuar a adquiri-la, seja em que formato for. O mercado muda e vai continuar a mudar, e em cada um dos seus dias 1, a competência deverá ser uma aprendizagem contínua, contudo, consciente e planeada;

- Ação – Em cada dia 1 é necessário continuar a fazer aquilo que tem de ser feito, ou seja, o seu trabalho. Tome atenção ao que se propõe fazer: é basilar? Não confundir com básico, delegue o que não for da sua área e faça a parte mais importante da sua atividade deixando a sua equipa de especialistas fazer o resto.

- Responsabilização - a medição da sua performance é crucial, responsabilize-se e apoie-se nos outros para puxarem por si. Mas cuidado com quem são os outros! Coaches e mentores devem ser experientes e bem qualificados, pois parece que pessoas com esses títulos é o que mais se encontra. Vá a procura de pessoas que já deram provas e que já construíram e, por isso, o podem ajudar. As suas pessoas, a sua equipa, os seus colegas, serão porventura as melhores pessoas, ajude-os a ajudá-lo.

- Compromisso – o primeiro grande compromisso é sempre consigo mesmo e não com os outros, ou com a sua empresa. Isso vem depois. Comprometa-se consigo, com a sua atividade, com o seu negócio. O que realmente o fez ser bem-sucedido foi a simplicidade de lutar contra o equilíbrio, focar-se nas coisas que não vão mudar e não naquelas que irão de facto mudar.

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Foque-se no que não vai mudar

Muitas empresas e empresários podem constatar o seu insucesso na procura constante e obstinada daquilo que vai mudar investindo todo o seu tempo, dinheiro, energias e inovação em algo que não conhecem, só porque esperam que seja uma ideia que pode revolucionar o mercado.

Hoje, a maior parte das startups não chega ao primeiro ano de existência e muitas das que perduram mais alguns anos, costumam falir com prejuízos avultados.

A grande dica que me foi dada nesta palestra?

Focar todo o seu negócio naquilo que não vai mudar nos próximos 10 anos e desenvolvê-lo como se amanhã fosse o seu primeiro dia, o dia 1.

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