Como escolher um cartão de crédito?

A escolha do cartão de crédito é algo que deve ser bastante ponderado pelo consumidor, uma vez que pode ter custos elevados associados, caso faça uma má escolha ou utilize o cartão de forma indevida.

Veja de seguida algumas dicas para escolher o cartão de crédito ideal para si e para usá-lo da forma mais correta.

Anuidade do cartão de crédito

A anuidade é uma taxa paga anualmente à entidade emissora do cartão de crédito. Ou seja, é um custo cobrado ao consumidor pela disponibilização de um cartão de crédito.

Existem vários cartões de crédito no mercado que não cobram anuidade. Contudo, este tipo de cartões podem não oferecer certos benefícios que outros cartões que cobram anuidades oferecem.

Assim, o facto de um cartão de crédito não ter anuidade, não significa que seja a melhor opção para si. Deve avaliar este ponto em conjunto com outros benefícios que o cartão oferece.

Taxa de juro cobrada

A utilização de um cartão de crédito em certas situações pode implicar o pagamento de juros, conforme a modalidade de pagamento escolhida.

Assim, caso opte pela modalidade de pagamento a 100%, significa que paga sempre a totalidade do saldo em dívida na data acordada contratualmente. Para perceber em concreto como funciona esta modalidade de pagamento a 100%, considere o exemplo abaixo.

Exemplo

Considerando que estamos no mês de janeiro, todas as compras efetuadas ao longo do mês (total de 1.000€), são pagas na sua totalidade no dia 20 de fevereiro.

Caso opte por esta modalidade, não é cobrada qualquer taxa de juro, o que significa que na prática teve a possibilidade de adiar o real pagamento dos bens e serviços que comprou num período entre 20 a 50 dias. Ou seja, se faz uma compra no dia 30 de janeiro, tem 20 dias para fazer o seu pagamento. No caso de ter feito uma compra no dia 1 de janeiro, a mesma é paga apenas passado 50 dias.

Em resumo, a modalidade de pagamento a 100% permite ter acesso a crédito sem qualquer custo. No entanto, tenha em consideração que deve assegurar que, na data de pagamento definida contratualmente, tem dinheiro disponível para pagar a totalidade do valor em dívida no seu cartão de crédito.

Por oposição, caso escolha outra modalidade de pagamento que implique o pagamento do saldo em dívida em duas ou mais prestações, são cobrados juros. Assim, caso escolha esta modalidade de pagamento, a taxa de juro cobrada é fundamental para escolher o seu cartão de crédito.

Além disso, dado que se trata de crédito ao consumo, as taxas de juro cobradas pela utilização de cartões de crédito são elevadas, pelo que deve ser bastante criterioso no uso do seu cartão, caso não opte pela modalidade de pagamento a 100%.

TAEG do cartão

Além da taxa de juro, a utilização de um cartão de crédito pode implicar outros custos, como:

Quanto à TAEG é uma taxa que representa todos os custos cobrados pela utilização do cartão de crédito.

Benefícios do cartão de crédito

Um ponto importante na escolha do cartão, tal como referido acima, é a análise dos benefícios que cada um deles proporciona:

Leia ainda: Vai usar o cartão de crédito nas férias? 10 cuidados redobrados

Plafond do cartão de crédito

Um cartão de crédito não pode ser usado de forma infinita. Assim, por norma, a entidade bancária limita a utilização do cartão até um determinado valor em dívida. Para apurar esse plafond, a entidade bancária solicita um conjunto de dados ao seu cliente, nomeadamente:

Em resumo, a escolha do cartão de crédito depende de vários fatores, nomeadamente do seu perfil de consumo e as suas necessidades em termos de financiamento. Ainda que o cartão de crédito possa ser uma forma de consumir bens e serviços de maneira mais cómoda e económica, a sua utilização deve ser ponderada, e gerida tendo em conta a realidade do seu orçamento familiar. Assim, tente sempre que possível utilizar o cartão de crédito de forma responsável e idealmente através da modalidade de pagamento a 100%.

Leia ainda: Vai pedir o primeiro cartão de crédito? Conheça alguns dos cuidados a ter