Sabe quais são as informações que integram um cartão de crédito?

O cartão de crédito já faz parte da vida da maior parte das famílias portuguesas, utilizando-o para compras e pagamentos. Quando usado com moderação e responsabilidade, pode ser uma boa ferramenta para o orçamento familiar.

O cartão de crédito é um instrumento de uso financeiro que contém importantes informações que deve conhecer, para proteger os seus dados e saber qual a tecnologia que os guarda em segurança.

A importância do número do cartão

O número que integra o cartão de crédito identifica o mesmo, sendo que o código a atribuir a cada cartão é único. Assim, não é possível a existência de dois cartões com o mesmo número de identificação bancária. Este código encontra-se na frente e no verso do cartão, às vezes o número está em relevo.

Leia ainda: Poupar dinheiro com o cartão de crédito

Identificação do portador e titular

Todos os cartões de crédito devem conter na parte da frente a inscrição do nome do titular do mesmo, sendo que a assinatura deve ser igual à que consta no elemento de identificação civil (Cartão de Cidadão). 

Esta informação é importante, pois em determinados casos, pode ser exigida o comprovativo da identificação do titular do repetivo cartão. 

Validade do cartão e redes de pagamento 

A validade do cartão é outra das informações que constam do cartão de crédito. Quando a validade chega ao fim, a instituição responsável pela sua emissão envia para a morada fiscal do titular o novo cartão com a data de validade renovada. 

Nesse mesmo cartão, devem conter as redes de pagamento nas quais pode ser utilizado (VisaElectron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express, por exemplo).

Tecnologia de pagamento e de combate à fraude

A utilização da tecnologia por contactless veio permitir o uso da mesma para a realização de pagamentos até um montante definido de vinte euros (valor que sofreu ajustes durante a pandemia provocada pelo Covid-19), sem necessidade de introduzir o código PIN.

Para isso, o consumidor aproxima o cartão do terminal de pagamento e a compra é efetuada sendo que o limite do montante atrás referido serve para evitar que o consumidor pague duas vezes o mesmo valor. 

Para um cartão poder ter contactless, deve estar na parte da frente o símbolo correspondente, que são quatro semicírculos pretos.

Já o chip ou tecnologia EMV é uma das informações que fazem parte do cartão de crédito, sendo um mecanismo de segurança adicional que visa proteger os consumidores de desvio de fundos por terceiros. Sempre que uma transação for realizada, a informação constante é passada do cartão ao terminal e deste à entidade bancária. 

Outros elementos de igual importância 

Além dos elementos referidos, existem outros itens relevantes, tais como:

Saber as informações que fazem parte de um cartão de crédito é um conhecimento importante para saber mais sobre meios de pagamento e como os seus dados estão protegidos enquanto faz compras.