Poupar dinheiro – 5 Dicas do Doutor Finanças

Tem esticado o seu salário ao máximo e não vê mais onde é possível poupar dinheiro? Deixamos-lhe aqui 5 dicas poderosas para poupar dinheiro, dicas que têm sido aplicadas por muitos dos nossos formandos com grande sucesso.

Muitas vezes, vemos pessoas desesperadas a pedir dinheiro rápido (que chegam a ser burladas) quando existem estratégias para poupar dinheiro e que evitam estar a pedir dinheiro emprestado.

1. Registe todas as despesas para poupar dinheiro a sério

O primeiro passo para poupar dinheiro a sério consiste na identificação de todas as suas despesas. E damos esta recomendação cientes de que pode ser uma tarefa algo aborrecida para algumas pessoas (especialmente para aquelas que não utilizam o Boonzi que me facilita muito a vida).

Se queremos poupar dinheiro temos de saber onde gastamos o nosso dinheiro. É fundamental ter a consciência das despesas que fazemos para nos podermos questionar se fazem sentido ou se deveremos acabar com elas para ter dinheiro para gastar noutro lado.

2. Para poupar dinheiro tem de negociar todos os seus contratos

Os contratos que temos existem para regular a nossa relação com quem nos presta um determinado serviço. No mundo económico tudo (ou quase tudo) é negociável. Sempre ciente de que o não está sempre garantido, sugerimos que procure negociar os vários contratos. Sejam telecomunicações, seguros, créditos, ginásios. Nunca se esqueça que os seus fornecedores gastam mais a adquirir um novo cliente do que a manter um cliente atual.

3. Não facilite - Poupar dinheiro é possível!

Muitas pessoas fazem várias despesas porque pensam (e com razão) que não podemos ter apenas uma vida casa-trabalho, trabalho-casa. Tendo toda a razão, não pode ser uma justificação para fazermos despesas que podem comprometer a segurança financeira da nossa família. O dinheiro serve para gastarmos mas devemos utilizar com alguma prudência.

4. Procure descontos e borlas

É tão bom poder utilizar um produto ou serviço sem ter de pagar nada por isso. Também é bom comprar produtos com descontos e ofertas extra. Neste sentido, por que não:

5. Vale a pena ter assinaturas de ginásios?

Conheço poucas pessoas que pagam as assinaturas mensais dos ginásios e que os utilizam convenientemente. Muitas nem chegam sequer a ir ao ginásio mais de uma vez por semana. Corte com estas assinaturas. Procure ginásios onde não tem compromissos (e jóias desnecessárias) ou utilize os parques desportivos da sua cidade.