Taxa de usura: O que é e como pode influenciar o seu crédito ao consumo

Já ouviu falar na taxa de usura? Se tem ou já teve um crédito ao consumo, talvez este conceito não seja uma novidade para si. Se está a pensar contrair um empréstimo é muito importante que esteja devidamente esclarecido sobre o que é a taxa de usura e a influência que a mesma poder ter no seu crédito.

O que é a taxa usura?

A taxa de usura é definida trimestralmente pelo Banco de Portugal e corresponde à TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) máxima que uma instituição de crédito pode aplicar num determinado crédito ao consumo.

A aplicação desta medida tem como objetivo proteger os consumidores de possíveis comportamentos abusivos por parte das instituições de crédito. De outra forma as mesmas não teriam limites para a aplicação de juros, comissões, despesas e encargos relacionados com o crédito.

O regime das taxas máximas (taxas de usura) está em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2010 e é regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de junho.

Como se calcula a taxa de usura?

A taxa de usura é calculada tendo em conta as TAEG médias praticadas pelas instituições de crédito no trimestre anterior, nos diferentes tipos de contratos, acrescidas de um quarto. No entanto, existe a salvaguarda de nenhuma taxa poder ultrapassar em 50% a TAEG média da totalidade dos contratos de crédito aos consumidores celebrados no trimestre anterior.

Leia ainda: 7 cuidados a ter na contratação de um crédito pessoal

Em que tipo de créditos se aplica a taxa de usura?

A taxa de usura não se aplica em todos os tipos de crédito. O Banco de Portugal define a taxa máxima para crédito pessoal, crédito automóvel, cartões de crédito, linhas de crédito, ultrapassagem de crédito contas correntes bancárias e facilidade de descoberto.

De fora deste regime ficam o crédito habitação e outros créditos hipotecários.

Leia ainda: TAN e TAEG: Quais as diferenças?

Onde consultar as taxa de usura em vigor?

Pode consultar as taxas de usura que estão a vigorar atualmente, no site do Banco de Portugal.

Apenas para ter uma ideia, as TAEG máximas que os bancos podem aplicar no primeiro trimestre de 2023 são as seguintes:

Saber o valor e sobretudo a evolução da taxa de usura, pode ser-lhe bastante útil, uma vez que lhe permite ter uma noção da melhor altura para pedir um crédito.

Não se esqueça, a taxa de usura é a taxa máxima que as instituições de crédito podem aplicar. Desta forma, se necessita de pedir um crédito ao consumo, e aconselhamos que só o faça se não tiver mesmo outras alternativas, peça simulações em instituições diferentes de forma a contratar a opção que apresentar as melhores condições.

Leia ainda: Crédito automóvel, Leasing, Renting ou ALD: Qual a melhor opção?

O que fazer se a instituição de crédito não respeitar a taxa de usura definida?

Se num crédito ao consumo o seu banco aplicar uma TAEG superior à que está definida para o trimestre em questão, está a incumprir a lei e, por isso, deve apresentar queixa junto do regulador, o Banco de Portugal e fazer uma exposição da situação no livro de reclamações da instituição de crédito.